Críticas ao populismo incendiário - vol 2

Day 1,184, 19:55 Published in Brazil Brazil by Toboco

Como fiz um comentário gigantesco no artigo Crítica ao populismo incendiário de Mazarino resolvi criar um artigo.

O texto do Maza está "lindo" bem formatado, bem "escrito", qualificado em alguns aspectos...mas peca no contexto. Não é só CRIME passível de punição com Impedimento das Funções. É também passível de mesma "punição" a INCAPACIDADE DE GESTÃO. Ou vc acha que qualquer democracia decente iria deixar um Presidente incapaz seguir no cargo? Se Dilma fosse incapaz de Governar, se os Ministérios não funcionassem, se a economia estivesse um caos, se o Ministério do Trabalho fosse incapaz de lidar com o Desemprego, se o de Saúde fosse incapaz de lidar com a Saúde (sic!) vcs acham que qualquer Congresso decente se viraria as costas para o funcionamento do Estado (e para o sentimento de uma nação)?. Até hoje, na história mundial, apenas nações africanas destituíram o Presidente por incapacidade (e como nesses casos assume o Vice, que por não ser eleito - na maioria das democracias - tende a ter a mesma incapacidade de seu colega partidário ou de coligação) e partiram para regimes ditadoriais, geralmente apoiado ou firmado pelas Forças Armadas. Falei da RL, não estou falando, necessariamente do Presidente do eBrasil.

Meu Comment:

Só para falar um pouco do sistema Presidencialista. Inclusive o nosso (muito embora a Constituição foi encaminhada para ser parlamentarista e outorgada no Presidencialismo).

Congresso representa TODO O POVO (por isso há gente de TODOS os partidos)

Governo, representa MAIORIA do POVO.

Lindamente falando, quando o Governo não representar mais a maioria do povo (por isso precisa de 2/3 do Congresso para passar) o Congresso pode dar impedimento às funções do Presidente. Na RL assume o vice-presidente. No eR assume o segundo colocado.

Em qualquer momento, por qualquer atitude, ou JUST FOR FUN, o Congresso pode tirar o Presidente. Só não faz na RL ou pq o Governo tem a simpatia do povo (não sei se é este o caso do EREP, mas pode ser ilustrado no caso Lula), pq o Governo tem a maioria dos congressistas (não falo aqui de partido, mas de individualidades de Congressistas)ou pq o Congresso é burro (neste caso, embora represente de direito a população, não representa de fato - GENTE QUE COMPRA VOTOS, ou se vende por qualquer trocado, entre outras)

Vou ilustrar com um exemplo prático:



Fernando Collor de Melo. A mídia AJUDOU (eu disse ajudou e não FEZ) com que a população temesse a eleição de Brizola (sempre foi anti-Globo)e Lula (que na época representava o Comunismo).

Vc se lembra por qual partido Collor se elegeu? Se não sabe eu lembro vc. Se elegeu pelo PRN (agora me diga, que partido é esse?) em coligação com PSC (qual é esse mesmo?)
Quem a classe política imaginava que venceria? Ulisses Guimarães. Um dos Homens Diretas, o Homem Constituinte. U lutador dos direitos brasileiros que "não era radical" Mas como sempre o PMDB começou rachado....e a história todos sabemos.

Collor começou a abertura econômica do país. Criou as cotações de doar comercial e turismo (importantes à época), incentivou investimentos estrangeiros, inflação começou a cair (quando Sarney, inflação chegou a absurdos 80% dia)..bla, bla, bla...

O que era o PRN e o PSC no Congresso? NADA.... (era dominado por PMDB, PFL, PDS, PDT e PT, nessa ordem)
Collor era o que? O Salvador da Pátria! Tinha a popularidade nas alturas....

DESENHANDO: Collor tinha o apelo popular, mas não tinha o Congresso. Logo o Congresso JAMAIS daria o impedimento a Collor, pois a população se revoltaria com a casa legislativa....

Mas, e há sempre um MAS em tudo, tínhamos uma ilusão de economia. Collor recebeu um Estado em frangalhos. Logo, na sua óptica, a solução era confiscar parte da poupança. Afetou a classe média e cultural - além da mais alta.

LOGO, a popularidade caiu. Era isso que faltava ao Congresso para impedir Collor e assim o fez.

No meio desse "fechamento" de poupança, Itamar Franco, do PSC vai para qual partido? PMDB. O Congresso manteria as eleições diretas e o Governo a "governabilidade" a sua maneira.

O que Collor era acusado? Caixa 2 (PC Farias, lembram? alguns não - ele foi ladrão de galinha perto de Marcos Valério, Delubio e sua thurma), Super faturamento (na Casa da Dinda uahuahuha - cartão coorporativos e mimos comprados por Lula recentemente são meras coincidências..)e Improbidade Administrativa (mprobidade Administrativa. Conceito. Conduta incorreta, desonesta, ilegal e abusiva do Agente Público, e com enriquecimento ilícito, com prejuízo) também por causa do uso de uma Elba Governamental para fins pessoais da família Collor. Esse foi o "argumento" do Impedimento.

Collor...sem ter popularidade, sem ter a maioria no Congresso..o que fez???? Pediu para sair. Pois ficaria ainda mais tempo inelegível... Dos crimes acusados, Color foi condenado (pela Justiça) pelo uso da ELBA..que resultou em Improbidade Administrativa e, chegando ao Supremo, com o imenso clamor popular e político, teve seus direitos cassados....

Portanto, em qualquer momento um Congresso que Represente realmente o Povo, de fato e de direito, que não estiver contente com o seu Governo pode pedir o Impedimento do mesmo se tiver maioria qualificada (2/3 da Casa).

Não quero entrar no mérito Ayato, mas se o Congresso achasse que o Governo é incapaz de administrar o eBrasil, seja por consequencia da Guerra, das atrapalhadas de MPPs, do caos econômico, ou de qualquer outra coisa (afinal Ministros são parte do Governo e não estão ali só para ter mais uma honraria no Perfil) pode fazer a qualquer momento.

Minha opinião. Não sei se é incapaz, mas tem alguns erros. Quem tem a obrigação (eu repito OBRIGAÇÃO) de julgar se QUALQUER governo é incapaz (esse foi o julgamento do Wakko, por exemplo, incapacidade de administração)é o CONGRESSO. E, gostemos ou não de seus membros, é a instituição CONGRESSO quem tem este direito.

Concordo que avaliar só na base da perda de NoB (ok, foram 4 derrotas...rsrs) pode ser precipitado. Por isso, se isso fosse feito, nunca deveria ser no populismo - ÓBVIO isso, para quem tem moral, ou melhor, para quem tem ética - mas com uma base solidificada.

Aprenda um pouco mais sobre RL para ilustrar os fatos no eR, amigo.