O PICADEIRO: Um Delirio Coletivo

Day 1,095, 17:35 Published in Brazil Brazil by Booh



Depois de um tempo sem publicar com um fim de semestre cheio de provas e vários trabalhos no Ministério das Comunicações acumulados, peço a paciência do meu leitor. Para não cair no esquecimento, hoje resolvi falar descontraidamente de um assunto que sou um aficionado, política e suas relações interpessoais formadoras.

Antes de retratar o assunto em si, gostaria de falar que sou um especialista. Modestamente, vivi os dois lados, antigamente, quando ainda era um novato, era rebelde, revolucionário, basta perguntar ao Marco Polo que tinha uma paciência enorme de ser CP e ainda responder minhas mensagens indignadas. Ou ainda, pergunte ao Bruno Costel que calmamente tentava controlar minha fúria “anti-panela”. Hoje vivo o lado oposto, o lado da panela. Por ter presenciado as duas situações, acho que posso falar com propriedade...

Ultimamente a política vem tendo algumas reviravoltas curiosas, porém já esperadas. É engraçado que quem esta no poder, sempre governa pensando em sempre preparar da melhor forma possível o país para o próximo babyboom e quando este acontece, já espera que a oposição ganhe força. Esta história da existência de um grupo de jogadores que comanda o país com mãos firmes é muito consistente, diria até, para um novato que pouco socializa ou socializa apenas com a oposição, é uma história bem verídica. O fato é que seguidamente, a oposição levou duas medalhas de CP e não conseguiu terminar o mandato. E ganhou construindo repetidamente a idéia de panela e de renovação.



É nessa idéia de renovação que queria chegar. Falar em renovação no ER é besteira e diria até que nunca ocorrerá. Isso por fatores simples, no eRepublik, renovar é uma maneira estúpida de conseguir o poder, o que destoa um pouco da RL. Por essa diferença, os novatos são enganados. Diferente da realidade, o ER possui um contato interpessoal de cidadão para com cidadão e cidadão para governante, muito simples e eficaz. Esse contato facilitado somado com o trabalho voluntário que se é prestado no executivo (que afasta a maioria das pessoas por ser voluntário) torna os cargos no governo de fácil acesso e com relativa pouca procura.

Aos que estão lendo até aqui e ainda acreditam na panela, eu dedico este parágrafo a vocês. Vocês que pregam tanto renovação deveriam em pensar em evolução. Em um estado meritocrático. Quando falo que renovar é estúpido é porque penso em “planos de carreira” no executivo. O cidadão começa como assistente, adquire experiência, vai assumindo novas responsabilidades no ministério, chama atenção dos peixes grandes e quando vê, recebe o convite para se tornar ministro. Esse processo não é rápido e até você atingir o cargo de Ministro seu nome apareceu em tantas equipes presidenciais que ninguém mais fala que você é novato, já é da panela e se for de um partido historicamente de oposição, está vendido a ela.



Oposição pare de falar de renovação, de revolução e falem de evolução, de meritocracia. Revolucionar é discordar totalmente do presente, esquecer do passado e construir algo novo. Nós temos história, nós temos grandes figuras no passado que lutaram para chegarmos aqui. Está na hora do eBrasil escolher de uma vez por todas, evoluir em vez de revolucionar. Construir o futuro e lembrar do passado! Os que temem a meritocracia que continuem bradando renovação e falando da panela, pois no executivo não tem lugar para vocês!



Por fim, terminando de falar do cidadão que entrou como assistente e saiu como Ministro, sabe o que resta a ele? Resta mudar para os partidos da panela. Ele conversa, convive com os "paneleiros" e vê que tudo o que criticam naquele seu velho partido de oposição é besteira, é falta de interesse, é demagogia. Percebe que a panela só existe por uma incompetência da oposição.




Booh – Jornalista, Palhaço e um pouco embriagado!


PS: Isto é um reflexão em tempos de eleição para o congresso.

PS²: A probabilidade de alguém falar que tudo o que eu disse é inválido por eu pertencer a panela é quase tão alta quanto a do Luiz Gaudério vir comentar insanidades ou divulgar o Partido Anarquista xD