O PICADEIRO: Análise das Eleições Presidenciais

Day 1,294, 16:00 Published in Brazil Brazil by Booh



Olá, tudo bem?

Tudo ótimo! Então hoje, como ecientista político, amante da política e participante da eleição, vim dar meus pitacos sobre a mesma. Antes de tudo, quero demonstrar minha surpresa em saber que fiquei em segundo lugar, portanto, não dêem impeachment ao Vigonzito!



O Porquê da minha candidatura

Primeiramente, quero explicar porque eu me candidatei. Não era uma candidatura séria, mas por questões óbvias de campanha, eu não poderia afirmar isto até sair o resultado. Minha candidatura saiu em uma grande brincadeira com shout que depois, conversando com amigos do ODIN, meu partido, e com membros do PDB, vi que uma parcela significativa, não se alinhava com as propostas e/ou a equipe do Vigon e do Freeman. Esse foi q questão motivadora da minha candidatura, servir como uma terceira opção clara e límpida ao Freeman e Vigon, entretanto durante a campanha, outras questões bem bacanas foram surgindo, dando mais legitimidade ainda a razão de eu estar concorrendo ao pleito.





O Significado da minha Candidatura

Como eu disse acima, minha campanha mudou durante esses dias e ela mudou porque o perfil de eleitor mudou. Minha imagem passou de uma alternativa a dicotomia criada para um candidatura de protesto. Isso se deu porque além dos ativos do ODIN e PDB que inicialmente me apoiaram, os descontentes com a política e os que achavam-na extremamente chata, associaram minha imagem ao Tiririca, coisa que já imaginava, e tornaram minha candidatura meio que um protesto ou demonstraram interesse em algo novo. Somado aos dois-clicks do ODIN, acho que temos os quase 400 votos e os 20% do eBrasil.

Mas além de toda essa conversa de ser uma terceira opção, eu queria fazer o ebrasileiro perceber a política de forma diferente. Há alguns meses, estamos com uma sequência lamentável de brigas, acusações e com isso, política virou sinônimo de magoa, quebra pau, mal-estar... Peguei fatos cotidianos na política que não apresentavam polêmica e coloquei humor. Quis que o ebrasileiro risse, se sentisse bem falando e participando da política. E nesse sentido, modestamente, acho que me sai bem. Tanto o Vigon, quanto o Freeman entenderam bem a minha proposta e acho que somei a belíssima disputa de ontem.



Ponderações:

Primeiro, falou-se de um mal-estar entre eu o Vigon e entre o ODIN e o Vigon, coisa que não existiu. O Vigon optou em não vincular a candidatura dele ao partido e é um direito dele e várias lideranças do ODIN assim acharam melhor por uma série de fatores. Sobre minha candidatura em si, o perfil de quem votou em mim com absoluta certeza não votaria no Freeman, mas também não significa que iriam votar no Vigon. A única disputa que houve entre eu e o Vigon por votos, foi entre os dois clicks do ODIN, o resto já estava definido e os eleitores do Vigon sempre foram muito definidos.

Segunda ponderação é a alta taxa de descontentes com as campanhas do Freeman e do Vigon. Particularmente, achei a proposta central da campanha de ambos, muito concisa e bem definida, muito provavelmente, o que não agradou a maioria foram as equipes com alguns nomes pontuais. Isso fica para os próximos presidenciáveis e os arquitetos de campanha analisarem bem, sugiro estudarem o perfil de cada eleitor alvo.

Me chamou atenção, na verdade a yuzora brilhantemente notou isso e depois eu reparei, a falta de entusiasmo de ambos, Freeman e Vigon, com suas campanhas. Eu não tenho o Freeman adicionado, mas pelo que pude perceber, nem ele e nem o Vigon fizeram campanha dia 5. Por mais que não seja verdade, isso parece um descaso e talvez isso aconteceu pelo excesso de respeito de um para com o outro e no medo de ambos de se envolverem em mais uma briga partidária.



Falando em briga partidária, achei muito interessante a não vinculação a uma sigla de ambos. Por mais que tenha sido apenas publicamente, já que tanto o grupo ODIN/PDB e o grupo ANP/DJN/FRP, estavam claramente e opostamente posicionados, ambos não vincularam suas candidaturas aos partidos. Isso foi muito interessante e preocupante também, as lideranças, principalmente dos partidos TOP 5, devem repensar o posicionamento político do partido, o modo de fazer oposição a outra sigla e principalmente, o próprio fazer político que o partido esta propondo. Chegamos na triste condição que prefere-se ser independente ou apartidário como foi citado nessas eleições, do que assumir-se como um membro partidário. Isso é um claro sinal que nossos partidos estão morrendo.

Outra questão que me chamou atenção, sempre olhando bastante ao perfil do eleitor, foi o descomprometimento de ambos com os novatos. Pensei até em explorar esse eleitorado, porém meu objetivo era descomprometido com a vitória, deixei por isso mesmo, não quis deixar a minha candidatura com viés de seriedade. Mas que o pessoal que organiza as campanhas fiquem de olho, estamos durante um babyboom e não tivemos um artigo especial direcionado aos babies ou muito menos um enfoque na Assistência Social ou Ministério da Educação ou ainda, BrNuke.

Por fim, gostaria de ressaltar a falta que faz um embate de idéias, um debate, o próprio conversar político. Deixo aqui a minha vontade de retomarmos o Ministério das Relações Institucionais para legitimar o debate. Senti falta da população participar e posicionar dentro das candidaturas, mesmo com o espaço que o Vigon deu na escolha de sua equipe, senti uma dispersão e uma falta de interesse grande.





Considerações Finais:

Nem na estimativa mais otimista, eu imaginaria que obteria quase 400 votos. Imaginei um número próximo ao 200 e com minha surpresa, veio o orgulho de ter recebido quase 400 votos. Com toda sinceridade, agradeço de coração esses votos que foram acompanhados de apoio por mensagem particular, no MSN, no IRC, nos shouts e as dezenas de pessoas que me adicionaram e mostraram que estava fazendo o correto... A adesão popular e a repercussão de minha campanha foi muito boa e saudável. E pode parecer besteira, mas sempre tive orgulho de sempre ter ganhado nas urnas, seja para PP ou para congressista, ontem tive minha primeira derrota, derrota já programada, mas não imaginaria que ficaria tão orgulhoso. Obrigado!

Quero parabenizar o Vigoncalves86, meu grande amigo e parceiro, tenho absoluta certeza que seu governo mais uma vez, será brilhante. Aos que gostam de uma intriga, desistam, não tenho nada contra o Vigon, pelo contrário, foi ele que pela primeira vez, me deu a oportunidade de ter um cargo no executivo, meu sentimento para com ele sempre foi de admiração, respeito e outros sentimentos homossexuais que não relatarei aqui. Vigon S2. Quero parabenizar ao Freeman pela excelente campanha também e gostaria muito que ele não desanimasse, tenho fé no nome dele, é muito promissor. Mas ainda não entendo porque eu estou em segundo.



Por fim, quero parabenizar meu outro irmão, Mazarino pela excepcional vitória na Noruega. É provável que eu siga com o Maza para as terras gélidas, já que comporei o seu governo. Aos ebrasileiros, se orgulhem ontem foi um dia muito bonito para a nossa política!





[ABAI]Recrutamento ABAI

[MdC]Início de Mandato – Vigoncalves86

[PDB] A estrutura de causar inveja

[BS] Diário da Ovelha [1294]














O PICADEIRO: Booh Presidente do eBrasil

O PICADEIRO: Nossa Opinião

O PICADEIRO: As Mais Perguntadas (Again)




Saudosamente,