Espanha: Até quando irá aguentar?

Day 1,098, 15:07 Published in Brazil Brazil by Lucodonosor
"A grande coragem, para mim, é a prudência."
Eurípedes, poeta grego.


Todos sabemos que a eEspanha, há uns dias, iniciou a conquista de territórios franceses, logo depois de nossa investida, longa e sofrida, em suas terras. Todos sabemos, também, que essa investida custou muito caro (e eu estou falando de dinheiro mesmo) para todos os países envolvidos. No bom senso de cada um, e na própria lógica, um país que está sofrendo economicamente não pode se dar ao luxo de invadir outro, sem ser por necessidade extrema.


Ah, o dinheiro...

Os espanhois parecem estar tirando dinheiro da cartola (ou da capa do toureiro, não sei) para conseguir cobrir os custos de tantas batalhas. Desde o começo da investida franco-brasileira (04/11) até hoje, chegaram ao congresso espanhol 12 propostas de doações (dando um total aproximado de 354.084 ESP), 2 propostas para emissão de dinheiro e 4 propostas para mudança de impostos. Sem falar na proposta rejeitada do aumento do salário mínimo. A economia espanhola, pelo o que se vê, não vai bem. Então, por que invadir a eFrança?
A justificativa usada pelo presidente espanhol Pechorin, usada neste artigo, é a seguinte:

"Os franceses poderiam nos atacar a qualquer momento e é melhor tomar a iniciativa do que esperar até que eles nos invadam de novo. "

Bem, a oposição, obviamente, não gostou nada da atitude do presidente, e já enviou 2 propostas de impeachment, embora apenas uma tenha sido depois da recente invasão. O autor da última proposta, falou, em artigo no seu jornal, sua opinião sobre tais atitudes. Confira uma frase retirada deste artigo, que funciona como uma "introdução" ao que foi exposto por ele:

"Em primeiro lugar, quando muitos de nós votamos a proposta de aliança de esquerdas, tínhamos muito clara uma linha governamental a se seguir, e creio que todos tínhamos assumido o compromisso de não haver invasões, e sim a recuperação dos territórios espanhois e sua defesa."


É difícil dizer o sentimento geral da população espanhola quanto a seu presidente, até porque não estamos lá, mas congresso parece estar virando a casaca. A última proposta de impeachment foi rejeitada por 21 a 18, uma placar apertadíssimo. Mas aí, você pode argumentar, caro leitor: "Mas a invasão tá dando certo! Os caras conquistaram um monte de regiões."


eEspanha no fim das invasões franco-brasileiras (no alto). eEspanha hoje, com o avanço de suas tropas.


É, a invasão espanhola está sendo vitoriosa a curto prazo. Mais para a frente, veremos as consequências de tais imprudências.




Lucodonosor,
redator-chefe da Folha eBrasileira