Economia volta a se estabilizar

Day 1,128, 13:10 Published in Brazil Brazil by Lucodonosor


Depois de um surto de preços das manufaturas e da enorme queda dos salários, a economia brasileira, aos poucos, vai voltando ao normal. Não chegou a ser uma verdadeira crise, como foi a da chegada das novas RAW, mas assustou muita gente, tanto empresários, quanto trabalhadores.



Estive atrás de explicações. Parece que a principal causa foi uma mudança no módulo econômico. Antes, empresas que estivessem em um país estrangeiro receberiam o bônus de produção daquele país, se ele tivesse produção do mesmo recurso dela. Agora, para conseguirem este benefício, apenas com cidadania. Como uma boa parte das empresas instaladas em território brasileiro são multinacionais, o lucro ficou bem diminuído. Segundo Leonardo Gomes de Penedo, membro da Comissão de Cidadania, o título de cidadão não pôde ser dado às empresas estrangeiras, até que os Admin ou o governo tomem medidas quanto a isso. (Veja este artigo aqui)



Trabalhador se assusta com queda dos salários



Como as empresas começaram a ganhar menos, tiveram que cortar gastos. O salário de alguém do nível 8 (Master) era em torno de 22 BRL. Com o corte, teve uma queda gigante de 45%, chegando à marca de 12 BRL. Recuperando-se aos poucos, o salário já chega a 17 BRL. Longe do valor antigo, mas já mostra uma recuperação.



Com preços altíssimos, consumo cai



Também devido à mudança no módulo econômico, as empresas passaram a produzir menos. Menos produção significa menos produtos no mercado. Menos produtos no mercado somado à grande procura significa ( * lembrando das aulas da 5ª série 😉 preços altos. O preço do pão, que estava em torno de 0.84 BRL, chegou à 0.93 BRL. Uma alta de praticamente 11%. Como os salários estavam em baixa, o consumo acabou caindo. Nossa sorte é que não tivemos batalhas nossas esses dias, senão a maioria das pessoas não conseguiria recuperar a saúde, o que significaria uma diminuição no contingente militar, e teríamos grandes chances de perder tal batalha.



Gold se mantém estável



Para mostrar que os acontecimentos não caracterizaram uma verdadeira crise, vem o gold, que se manteve estável durante esses dias, na faixa de 36/37 BRL. Bem diferente da crise das RAW, onde chegou a quase 40 BRL. Embora tenha tido uma leve alta, que não caracterizou nem 1%, o gold continou nos valores pré-chegada das matérias-primas.










Lucodonosor,
redator-chefe da Folha eBrasileira e candidato ao Congresso