Economia vive momento de definição

Day 1,150, 14:08 Published in Brazil Brazil by Lucodonosor


Anunciadas há três dias, as mudanças impostas pelos Admins no módulo econômico entraram em vigor. Economias de todo o eMundo sofreram o impacto da novidade.



Agora, empresários podem trabalhar em cada uma de suas empresas todos os dias, produzindo praticamente de graça e diminuindo o custo dos produtos.



Desvalorização das moedas



O Gold ficou mais caro. Foi de 38.6BRL para 46.8BRL. Um aumento de 21%. Isso se deve à maior procura, já que agora os empresários podem trabalhar, eles vão usar mais booster, que aumenta a produção. Por isso, vários governos decidiram fazer Emissões de dinheiro enquanto suas respectivas moedas ainda estavam valorizadas. Caso de eBrasil, eIndonésia e eSérvia.



Preços caem junto com os salários



Como havia dito antes, o custo de produção ficou mais barato. Com isso, o produtos postos no mercado também tiveram seus preços diminuídos. O Food Q1, que era vendido a 0.74BRL, agora está sendo vendido a 0.60BRL. Queda de 17.6%.
Entretanto, como os empresários não precisam mais de tantos empregados como antes, muitos foram demitidos e as ofertas de salário diminuíram. Para alguém do nível 8 (Master), o salário antes era em torno de 19.6BRL. Agora, está em 18BRL, sendo que ofertas menores até do que 10BRL já apareceram. Queda de 8.1%.



Impostos são mudados para garantir arrecadação



Com essas mudanças, o Plano Econômico de abertura de mercado teve de ser adaptado por meio de uma Reforma Tributária. Como os preços de produção e venda caíram, o governo passaria a arrecadar menos se mantivesse os mesmos percentuais. Por isso, os ITs de todos os produtos (RAWs e manufaturas) foram aumentados para 10%. Além disso, o VAT foi aumentado também para 10% nas manufaturas (lembrando que só elas possuem VAT), com exceção do Food, cujo VAT foi aumentado para 15%. Assim, espera-se que a arrecadação continue a valores normais. Tal medida de mudança dos impostos foi utilizada por vários países ao redor do eMundo, como eIndonésia, eTurquia, eAustrália, eRomênia e eBulgária.
Porém, a velha discussão sobre o IR voltou à tona. Com os salários abaixando cada vez mais, muitos argumentam que o Imposto de Renda deveria ser reduzido para não prejudicar o cidadão e seu poder de compra.










Lucodonosor,
redator-chefe da Folha eBrasileira