Culpa de quem, culpa de que? - Resultado da enquete

Day 1,053, 18:17 Published in Brazil Albania by MaverickMAX



Também acho que este assunto está chegando aos limites, mas como eu havia publicado a enquete e escrito tudo, resolvi publicar assim mesmo. Prometo que este é o último sobre o assunto. Isso é a minha opinião e é claro que sou passível de erros. Não quero, com isso, atacar ou exaltar ninguém.

Introdução

Oi pessoal, em primeiro lugar gostaria de agradecer a participação de todos. Foi muito legal ver debates, opiniões diferentes, respostas à minha enquete. Claro que minha análise vai ser baseada nestas opiniões e outras conversas que tive por aí. O que me fez refletir bastante, antes de escrever este artigo.



Na verdade eu não acho que teve algum culpado nessa história. Obviamente alguns fatores, não apenas um, influenciam para um resultado ou outro, mas isso não significa que eleger o fora do esperado seja um erro (isso saberemos nos próximos dias) ou culpa de alguém.

Mas, então, por que eu coloquei o título de A culpa é de quem? no meu artigo anterior? Eu fiz isso motivada pelas discussões e busca de culpados no dia das eleições. Mas acho que isso não importa muito agora. O importante é nos preocuparmos e visarmos com o bem do nosso país.

A enquete

Meus agradecimentos às 75 pessoas que responderam à enquete.

Por que você não votou no Hugan?



Eu votei no Hugan 17 - 23%
Por que a URB apoiou o Wakko 3 - 4%
Por que o Marcelo Braga se lançou como candidato reserva e eu votei nele 8 - 11%
Por que preferi as propostas do Wakko 8 - 11%
Por que só conheço o Wakko 1 - 1%
Por que não gostei de suas propostas 4 - 5%
Por que não gosto dele 3 - 4%
Other 31 - 41%


Alguns outros motivos dados

Entre outros motivos citados na enquete, um dos mais citados foi a alternância de poder, necessidade de outra opção, colocar fim à malfadada panela. Várias pessoas citaram, também, o fato do nosso Ministro da Defesa ter um cargo tão importante em tal chapa. E, claro, os trolls do Odin.

Os acusados



Hugan - com certeza teve um ótimo plano de governo, que levou cerca de dois meses, se não me engano, para ser traçado, esforçado e parece que coloca o eBrasil acima de sua vida pessoal. Talvez um quesito na sua personalidade tenha pesado na hora da escolha do presidente e ele mesmo fala disso em seu artigo de candidatura: “ posso parecer um pouco agressivo as vezes”. Os eBrasileiros não querem só um presidente com um bom plano, eles querem, também, carisma, um sorriso no rosto, fazer parte do sistema. E nisso nosso quase presidente falhou.

PDB, outrora era um gigante e agora perdeu todo seu poder político? Fiquei bem surpresa ao ver o número de candidatos eleitos pelo partido ao Congresso, mas ainda não estava convencida, um partido tão grande, é claro que ajudaria a eleger facilmente o Hugan. Parece que me enganei, pois tive outra surpresa ao ler o último artigo do partido, que timidamente menciona o nome do candidato e convida os PDBistas para voltarem à ativa. O gigante do Brasil, dessa vez, não conseguiu eleger seu candidato.

Eu - Em uma conversa que não sei se devo mencionar com quem, li as seguintes palavras: você teria conseguido influenciar umas 20 pessoas (quantidade necessária para que o candidato citado vencesse as eleições com uma sobra de quatro votos). Me senti importante, quase culpada e constrangida. Será que eu tenho maior poder político que o gigante do Brasil? Acho que não, seria muita pretensão.

Mas se o plano de governo dele era bom, por que não o apoiei? Bom, em primeiro lugar, muita gente deve saber que minha relação eRepublikana com nosso quase presidente não é lá das melhores, eu não quis influenciar a opinião de ninguém nestas eleições. Ninguém sabia se o Wakko seria um presidente melhor ou pior que o outro candidato. Bom, eu pelo menos não sabia. E, em geral, ele pelo menos tinha uma boa equipe. Além disso, ninguém veio me pedir ajuda pra isso. Cá entre nós, é bem difícil e de uma superioridade além Terra apoiar e ajudar o seu, digamos... inimigo. Ainda mais por livre e espontânea vontade.

Enfim, se atual governo for fracassado vai assolar para sempre meus edias.

Odin - O partido do sexto-lugar, com vários jogadores famosos, que desde seu recente nascimento teve dois presidentes eleitos e queria caminhar para o terceiro. Com certeza um partido experiente, apesar de novo. Mas todo mundo sabe que o Odin é bastante conhecido pelo Troll. De que adianta tanta experiência e energia se ela não é canalizada para o bem? Talvez seja a hora dos partidários do Odin repensarem sua atuação no eBrasil e começar a conquistar os eBrasileiros por sua .. er... simpatia?! De qualquer forma, o partido plantou, em sua história e pouco antes das eleições, os frutos que colheu no dia da escolha da presidência.

Mazarino - Com um passado negro, longe do gosto dos brasileiros, não teve bom trabalho no exército que apagasse esta mancha na história do nosso Ministro da Defesa. Mas ele é Ministro da Defesa novamente, oras! Talvez alguns eBrasileiros tenham achado o cargo de Primeiro Ministro importante demais para dar para nosso Senhor da Defesa. Não que nossa defesa não seja importante, mas vai saber...

URB - Fez uma forte campanha contra nosso vice, colocando, talvez, em primeiro lugar, a oposição ao normal candidato de situação. Campanhas, por certos momentos apelativas, na maior parte das vezes lideradas por Mahdi Cleitus. O outro candidato também teve adeptos de campanhas apelativas? Teve, mas provavelmente seus autores não contavam com uma reputação tão boa quanto Mahdi Cleitus entre os dois clicks.

Marcelo Braga - Se candidatou è presidência para garantir que nada de errado acontecesse caso Hugan tivesse problemas e precisasse largar o poder, o que deixou a chapa Odinense um bocado alterada. Com esta candidatura ele visava, também, se tornar mais conhecido dos Brasileiros para o mês de novembro. Mas duvido que ele seja realmente responsável pela derrota. Se não se candidatasse, seus eleitores poderiam votar em Hugan, Wakko ou qualquer um dos candidatos “menores”.

Mídia

Esta é a minha tímida campanha Media Mogul. Se você gosta de ler a Bundas ou se você não gosta de ler a Bundas, mas gosta de boas leituras, por favor, assine estes jornais:

A Borduna Democrática - Gorte Brenta Servo

Amigo Punk - Rafael Krugh


Mav, a plebéia!