[SBC] O PICADEIRO: Sociedade Brasileira de Comédia

Day 1,244, 16:27 Published in Brazil Brazil by Booh



Olá, tudo bem?

Hoje é uma data importante para mim porque eu vou tirar uma idéia do papel que estava esquecida há algum tempo. Acho que para eu melhor explicar o projeto em si, eu fiz uma “alonisse”, eu me entrevistei. Com vocês, Booh entrevistando Booh: (alone)

O Picadeiro: Booh, primeiro se apresente como é sua vida como jornalista e como é a sua concepção do jornalismo feito por você.

Booh: Bem, o O Picadeiro não veio de imediato na minha evida. No início não sentia que precisava de um jornal porque eu passei a responder primeiramente, pelo jornal da USB e posteriormente da URB. Foi justamente, quando me candidatei a presidente da URB que O Picadeiro veio a minha mente. O humor por incrível que pareça, também veio por acaso. Mesmo com o apelido de palhaço, minha primeira intenção assinando e editando um jornal, era escrever sobre política. Com a “grande extinção” de veteranos da V1 para a V2, muita gente que fazia vídeos, tiras e textos humorísticos pararam de jogar ou deixaram de escrever, assim me veio, pela primeira vez, a idéia de escrever sobre o humor.

O meu modo de escrever sempre foi muito honesto e verdadeiro com o que eu sentia no ER. Este jornal já passou por várias fases, desde o início que retratava a política bruta, passando por textos mais filosóficos sobre o eRepublik, até a minha exaltação máxima política, onde veio a minha fase troll, bastante polêmica. Atualmente, estou voltando trazendo novamente o humor com pitadas de política e de um “pensar o erepublik”, como no início.






O Picadeiro: E você como jornalista do humor, você acha que quem envereda por esta área sofre um certo tipo de pré-conceito?

Booh: Com absoluta certeza. Primeiramente, quem faz humor no ER, utiliza fatos cotidianos e por si só, limita o público-alvo. Um dois-clicks dificilmente, conseguirá ler meus textos ou tiras e gostar, porque não acompanha afinco o que acontece no ER. Além disso, temos que lembrar que este é um jogo militar. Todas atenções são voltadas para o módulo militar, exceto em véspera de eleições. O grau de importância de um artigo de humor, é baixíssimo. O humor aqui é tratado como complemento e apenas isso. Tutoriais, traduções das medidas dos ADMs, entrevistas com personalidades, artigos militares, entre outros assumem uma importância central e os que caminham na veia cômica, periféricos. Para não falarem que isto é um delírio, sugiro pegar as eleições para a Academia Brasileira de Letras (ABL) feita alguns meses atrás pelo Ministério das Comunicações, nenhum dos escolhidos escrevem textos cômicos.




O Picadeiro: Na apresentação do artigo você falou de um projeto, qual seria ele e como funcionará?

Booh: Bem, primeiramente é bom salientar que é um projeto pessoal, sem vínculo com nenhuma sigla partidária ou governo. Este artigo, trata-se da inauguração da Sociedade Brasileira de Comédia. A SBC será um entidade administrada por mim com um único fim, reunir os humoristas ebrasileiros, divulgar o humor e fortalecer esse gênero no eBrasil.

Inicialmente, caminhará devagar, mas quero realizar reuniões com os humoristas para discutir o humor em si, fazer palestras de como se enveredar pelo lado cômico, divulgar tutoriais de como se fazer humor. Além de criar o selo do humor que vai em todo jornalista associado a SBC e criar banners de divulgação entre estes jornalistas.




O Picadeiro: E para pertencer a Sociedade Brasileira de Comédia tem que fazer o que?

Booh: Primeiro, ela não terá fins lucrativos, portanto não será preciso pagar nada. Em breve divulgarei um formulário que o jornalista-candidato preencherá com dados básicos, Nick, link do profile, link do jornal e 2 ou 3 links de artigos humorísticos que ele publicou. Eu analisarei todos os interessados e divulgarei o plantel da SBC. A única obrigação é escrever corriqueiramente artigos de humor e no final dos artigos dos associados ter o banner da SBC e o banner de divulgação de artigos de outros membros. Ainda não sei ao certo se teremos um área no fórum, mas estarei conversando com os moderadores do mesmo para a criação de uma área da SBC. Nela ajudaremos na criação de artigos, sugeriremos temas e daremos dicas.






O Picadeiro: Como surgiu a idéia de fazer este projeto?

Booh: A idéia surgiu quando eu vi alguns comentários do tipo “A mídia ebrasileira é um lixo, em plena guerra um artigo de tirinha no top 2!” e essa última modificação do Platô foi o “empurrãozinho” que eu precisava para tirar a SBC do papel. Com a separação dos artigos por temas e criação de um tema específico para interações sociais e entretenimento, ficou claro na minha cabeça que a SBC tinha que existir. xD




O Picadeiro: Para finalizar, deixe suas palavras finais.

Booh: Primeiro, quero agradecer a mim mesmo por me entrevistar e também quero pedir a todos os leitores do O Picadeiro que dêem sugestões a serem incorporadas no projeto. Estou aberto a críticas e sugestões e particularmente, espero que a SBC funcione e seja aprovada pelo eBrasil. Por último, quero avisar que não sou jornalista e nem humorista na RL, mas entendo que a diversidade da mídia é extremamente benéfica para deixar o jogo mais interessante e atrativo. Esta é minha pequena contribuição a mídia ebrasileira!






Saudosamente,