[MdE] Conhecendo o eRepublik

Day 1,367, 18:46 Published in Brazil Brazil by Ministerio da Educacao


18 de Agosto de 2011 - Dia 1.367 do Novo Mundo

Após duas semanas aqui, no Ministério da Educação, hoje faço meu último artigo. A partir de agora, quem assume é o Jeff, que andou fazendo um ótimo trabalho nos últimos meses!

Hoje falaremos brevemente sobre os módulos do eRepublik, mostrando um pouquinho de tudo. Espero que gostem!



Você já criou a sua conta, treinou nos campos de treinamento, trabalhou e lutou, então o que há para se fazer além desses dez minutos gastos?

O eRep é (ou melhor, tenta ser) um jogo de estratégia entre diversos jogadores. Por trás de cada guerra onde você lutou, há uma estratégica militar traçada por ministros que tentam única e exclusivamente defender os interesses de seus países, seja estreitando os laços de sua aliança com outros países ou seja simplesmente atacando / se defendendo.



Apesar do enorme foco que a carreira militar tem (falaremos disso mais tarde), existem diversas outras áreas que você pode atuar, se não gostar apenas de guerras e lutas. Você pode ser um jornalista de opinião influente, um político que atue em prol do país, um embaixador que representa o eBrasil na China, nos Estados Unidos, em Portugal...

Para cada uma de suas escolhas, há um leque enorme de caminhos a serem trilhados. Decidiu dar ênfase na política? Seja um ministro, ganhe confiança e se torne chefe da casa civil e até mesmo um presidente. Prefere a carreira jornalística? Entenda os acontecimentos do seu país e do mundo e diga sua opinião sobre eles. Ganhe prestígio!

É bem difícil escolher uma área apenas. Digo “difícil” não no sentido de todas serem interessantes, mas que muitas delas se entrelaçam. Quer ser um comandante do Exército? Saiba (nem que minimamente) os rumos diplomáticos do país. Quer ser um político para ajudar a sua pátria? Saiba como funciona o módulo militar do jogo.

Qual caminho você quer seguir? Para te ajudar a responder essa pergunta, segue um resumão de alguns trilhos que podem ser escolhidos.



Talvez, aliás, com toda a certeza, eu não sou a melhor pessoa para falar sobre a carreira militar justamente porque ela não foi uma de minhas escolhas. Diferentemente da maioria, nunca achei graça em planejar ataques, organizar estratégias ou coisas do gênero. Mas, claro, isso sou eu.



Atualmente, o módulo bélico é o foco do jogo. Isso acontece porque os administradores realizam mudanças drásticas frequentemente, todas elas direcionadas para o melhoramento (em tese, claro) desse sistema, justamente para que se haja um maior consumo de golds e, como resultado final, uma maior compra deles por dinheiro real.

Isso não signficia que, se você der ênfase ao “militarismo” você precisará gastar dinheiro! Não em entenda mal! Existem diversos caminhos a serem percorridos dentro da carreira militar, como...

1) Participar do Ministério da Defesa, coordenando estratégias bélicas;
2) Ser membro do Exércio ou de uma milícia, se envolvendo em questões internas das mesmas;
3) Se líder / fundador de uma milícia ou comandante do Exército;

A possibilidade de gastar rios de golds para lutar não é a única e, sequer é a principal!



O eRepublik não dá a devida importância à carreira jornalística, infelizmente. Mas isso não significa que você tenha que deixá-la de lado! Atualmente, se você quiser ter um bom jornal, você tem que se dedidar a outras áreas, seja a social (criando tutoriais, guias, ou dicas), a militar (fazendo análises bélicas), a política (falando sobre situações políticas)...



Não existem muitos projetos de auxílio a novos jornalistas, mas esse é o primeiro caminho para você interagir com a sociedade do eBR. Sempre leia os artigos publicados recentemente e os mais votados, comente e participe dos debates! Quando tiver um pouco mais de conhecimento, crie seus próprios artigos sobre o tema que gostar.



Vamos para o último módulo do artigo (apesar de que, obviamente, não existem apenas esses três), a carreira política.

O primeiro passo para iniciar a sua carreira política é encontrar um partido que partilhe das mesmas ideias que você. Nunca entre em um partido porque te indicaram ou porque você viu um artigo dele na mídia. Converse com seus membros, entenda os prós e contras de cada um e tome a decisão por você mesmo!



Após se filiar ao seu partido, interaja com os membros dele! Não deixe de participar de debates e discussões internas, peça acesso a área privada do fórum (se houver, claro) e vá crescendo politicamente. Quem sabe você não se torne presidente do partido?

Quer resolver as questões não apenas do seu partido, mas do eBR também? Candidate-se ao Congresso! Com participações eficientes na política, sua candidatura à presidente da república vai se tornando cada vez mais uma possibilidade real.


O eRepublik é um jogo que abrange inúmeras possibilidades e, diferentemente da vida real, você pode seguir quais quiser e quantas quiser. É bem verdade que o foco está na parte militar, mas isso não significa que as outras não sirvam para você.

Eu fiz um pequeno resumo de apenas três dessas carreiras, que são as que eu mais conheço. Você também pode ser assistente social, ajudando novos jogadores com distribuições de produtos e desenvolvimento de tutoriais; diplomata, sendo membro do Ministério de Relações Exteriores ou da Agência Brasileira de Assuntos Internacionais; e empresário, gerenciando suas empresas e aprendendo como funciona o módulo militar (ou, pelo menos, o que restou dele).

Você pode seguir a carreira que quiser, isso depende apenas de você! Porém, independentemente do que você escolher, sempre interaja com outros jogadores. Uma dica que eu dou: crie sua conta no fórum nacional. É um excelente primeiro passo!



Artigo escrito por: Carpanese
Artigo original: ICF Press

Raiken Niek
Presidente do Brasil

Jan_S
Vice-Presidente do Brasil

Carpanese & Anna Selvagem
Ministros da Educação & Assistência Social

JeffMacgraw, Plinio Campinas e VictorLegien
Assistente do Ministro da Educação & Assistência Social