Cara a cara com o Capitão! - Módulo Econômico

Day 1,539, 13:14 Published in Brazil Spain by Rosa Violet Carson


Segunda parte da série de entrevistas, dessa vez com cidadãos famosos na área econômica. Hoje não tem muita enrolação, se quiser saber mais sobre o projeto, clique aqui e leia o primeiro artigo, que é de entrevistas com pessoas famosas na área militar. ; )

As próximas entrevistas serão com pessoas famosas na área da política!



Ryan Cullen: Você tem 312 empresas. Como você construiu esse "império" ?
dSoKre: Após um mês de jogo, eu tinha apenas 10 golds, conseguidos através das minhas medalhas, e eu realmente queria abrir uma companhia. Através do fórum, eu achei um parceiro de negócios, e com ele eu criei uma organização e abri a minha primeira empresa, de Casas Q1 (Houses, não existem mais). Ao mesmo tempo, nós pedimos um empréstimo de 25 golds, e investimos em uma empresa de Madeira (Wood). Maiores detalhes podem ser encontrados aqui. Dos admins, em toda a minha vida, eu só comprei 2 golds, o resto das empresas eu abri com dinheiro próprio ou através de empréstimos.

Ryan Cullen: O que motivou você a construir esse império econômico?
dSoKre: Eu apenas queria ganhar o máximo que pudesse, e com esse dinheiro comprar novas empresas e treinar todos os dias com boosters para, quem sabe, me tornar um soldado um dia.

Ryan Cullen: Se você fosse dar um conselho para um jogador que está começando, e que tem os mesmos desejos que você tinha quando começou, o que você diria?
dSoKre: Não gaste tudo que você ganha lutando, guarde seu dinheiro e compre empresas, para mais tarde se tornar um grande soldado : )

Ryan Cullen: Você é o quinto no ranking nacional. Você pretende ser o primeiro?
dSoKre: Não quero ser porque é apenas XP, isso é bastante irrelevante no jogo : )

Ryan Cullen: Como você descobriu o eRepublik?
dSoKre: Eu li um artigo sobre como um eCroata havia se tornado Presidente dos Estados Unidos, e que eu poderia me tornar Presidente, Economista ou Jornalista. Aí eu não pude resistir : D



Ryan Cullen: Como você construiu o seu "império" econômico?
johnPand: Quando comecei foi com uma simples e humilde empresa de food Q1, e muitos que eu conhecia naquela epoca disseram que eu era noob demais por abrir uma de food. Fui juntando grana e cada gold suado eu investia na empresa, ate que a coloquei como Q3. Depois comecei a investir em empresas de trigo, ferro e madeira, todas Q3. Depois disso fui só aumentando o numero de empresas e investindo na Bolsa (ER😵.

E até hoje ainda tenho a minha primeira empresa de food, só que agora é Q5.

Ryan Cullen: O que te motivou a construir esse império?
johnPand: Sempre gostei do modulo economico do jogo. Fui investindo e cada vez mais ganhando mais uma graninha. Crescer nesse ramo e fazer as amizades com partilha a mesma visão é parte do caminho quando se faz o que gosta.

Ryan Cullen: Se você fosse aconselhar alguém que tivesse as mesmas pretensões que você tinha quando comecou o jogo, quais seriam seus conselhos?
johnPand: Quer ganhar dinheiro mesmo ? Faça o que gosta e porque gosta, não faça para ganhar dinheiro, se o fizer unicamente por isso não dará tão certo ou não será tão facil. E a diversão vai ficando para trás.

E sempre procure se aproveitar das crises do mercado. Crises sempre existem e vão existir, são parte do processo "natural" do Capitalismo, apenas saiba aproveita-las e lucrará bem. Foi isso que fiz, sempre ganhei mais e consegui mais empresas nas epocas de crise (Comprar uma Q5 a 290g e a revender a 375g no outro mes).

Aproveite-se das situações.

Ryan Cullen: Como você descobriu o eRepublik?
johnPand: Um amigo que jogava Guerra Khan e Travian comigo me convidou. Ele ficou 1 mes inteiro, todo dia, me lembrando de treinar e trabalhar, depois disso o vicio ficou.

Ryan Cullen: Você é o 15º colocado no ranking nacional. Pretende virar o primeiro?
johnPand: Sinceramente nem sei como estou subindo tanto, ainda outro dia era o 21º. E eu quase nao luto. Ainda sou apegado ao modulo economico.



Ryan Cullen: Como você construiu o seu "império"? Você deve ter comprado bastante gold...
Hamilton Moore: Sim, eu fiz isso. Eu comprei uma quantia considerável de golds dos admins (mais do que eu realmente deveria ter!). Mas eu também fiz uma parceria com um companheiro, Crumoet, nos tempos em que a economia funcionava de uma forma mais interessante. E eu reinvestia os lucros nas próprias empresas do "império", o que faz a diferença. Lembre-se que eu vendia Sistemas de Defesas (Defence Systems, não existem mais) por 100 golds a população, o que fazia MUITA diferença (era antes do limite dos 10 golds).

Ryan Cullen: O que motivou você a construir o seu "império" econômico?
Hamilton Moore: Eu atualmente sou cidadão da África do Sul na vida real, e também da eSA. A eSA faz fronteira com dois grandes impérios (eBrasil e eIndo - a eAustrália está sempre sob o controle deles). Nós precisávamos fazer algo para fortalecer a nossa nação. Nossa economia era muito fraca, e os bens materiais vendidos no mercado eram MUITO caros. Então eu decidi começar o meu negócio, oferecendo melhores salários para os cidadãos da eSA e colocando bens materiais à venda por preços mais justos. Eu comecei a fazer isso na V1, segui fazendo no eRep Rising (a melhor versão de todas) e continuo fazendo isso até hoje, apesar dos problemas econômicos ocasionados por essa última versão. Eu agora forneço suprimentos para uma MU sul-africana e nós temos uma das melhores e mais bem fornecidas MU não-governamental do eMundo.

Ryan Cullen: Se você fosse aconselhar alguém que tivesse as mesmas pretensões que você tinha quando comecou o jogo, quais seriam seus conselhos?
Hamilton Moore: GUARDE O SEU GOLD! Sério mesmo, guarde cada mísero centavo que você tiver. Não compre currency (moedas) com ele. Use-o para comprar empresas realmente boas, e use elas para fazer mais dinheiro. Porém, é melhor você comprar com moedas as suas primeiras empresas, de Raw materials e Food Q1, até você ter algumas reservas financeiras, e então você poderá construir o seu império.

Ryan Cullen: Você é o 21º no ranking nacional. Pretende ser o primeiro?
Hamilton Moore: Nunca foi a minha intenção alcançar essa posição no ranking. Mas seria interessante entrar no Top 5, para mostrar as pessoas que você não precisa jogar esse jogo apenas como um militar. É verdade que o módulo econômico vem sofrendo sucessivos golpes e sendo reduzido, mas eu espero que as mudanças anunciadas pelo Plato signifiquem que algo excitante está por vir (essa entrevista foi a 12 dias atrás).

Ryan Cullen: Como você descobriu o eRepublik?
Hamilton Moore: Eu o descobri online quando procurava uma versão melhor de um jogo chamado NationStates. E o eRep era esse jogo!



Ryan Cullen: Como você construiu o seu "império" econômico?
Sulejmani: Digamos que primeiro de tudo vale lembrar que comecei o jogo na época de ouro da V1 onde os mercados externos estavam aquecidos, a Hungria se despontava como uma grande potência econômica e possuia um mercado interno exuberante e extremamente movimentado e tendencioso a lucros altos, e o principal contava com um Mercado Monetário forte e abundante no ouro.
Junto a isso vi a necessidade de tentar investir em empresas.
Dentro de meu partido o PDB conheci jogadores já experientes e empresários que me ajudaram a guiar o meu primeiro negócio. Na época uma empresa de Gifts Q1.

Com capital guardado desta empresa proveniente de lucros investi em uma empresa de Armas Q1 na própria Hungria (nota-se que a Hungria estava passando por um período de guerra), a demanda era tão alta e o lucro tão grande que em breve vendi a minha empresa de Gifts Q1 e usei o capital dela para dar UP na minha de Armas Q1, e depois disso deslanchei no mercado.
Com a minha primeira empresa Q5 de armas também na Hungria e com um Mercado Monetário extremamente valorizado atrelado ao Mercado Interno alavancado conseguia média de lucro de 12 golds diários, contudo naquela época tanto a wellness quanto a skill de manufatura emperravam na produtividade das empresas então comecei a fazer bonificações/sorteios aos meus funcionários na Hungria, assim com uma maior produtividade maior a rentabilidade.
Abri mais 2 empresas no segmento de Armas Q5 na Hungria e vi a necessidade de produzir a minha própria matéria prima assim barateando o meu custo de produção, em 4 meses no ramo empresarial já possuía 3 empresas de Armas Q5 e 6 empresas de Ferro Q4. (Nesse meio tempo tive algumas empresas no Brasil onde estavam inoperantes por não trazer uma rentabilidade de um patamar adequado ao meu ponto de vista)

Como um empresário deve ser atento a oportunidades de negócios vi uma nova possibilidade na Servia onde Investi pesado, o país estava passando por um babyboom totalmente eficiente com várias guerras ativas, realizei investimentos no valor inicial de 3190 golds, construi 3 Armas Q5 / 2 Food Q5 / 5 Ferro Q4 / 3 Grain Q4.

Realizei ainda após essa estada na Sérvia outros investimentos na Rússia/ França/ Estados Unidos/Espanha/Croácia/Romênia, onde tinha Mercado Monetário forte e Mercado Interno Alavancado com grande demanda por produtos eu estava, foi quando no eBrasil aconteceu babyboom´s onde realizei diversos investimentos inclusive na área Social, ajudando várias entidades e projetos.

Ao final da V1 meu conglomerado já era considerado um dos mais rentáveis do eRepublik, um dos maiores conglomerados do jogo e com lucro mensal de 1.600 Golds. Após a V1 e V2 o meu conglomerado Banco Bradesco S.A. realizou uma fusão com o Conglomerado Brasileiro GBI até então administrado pelo meu atual sócio Johnpand.

Ryan Cullen: O que te motivou a construir esse "império"?
Sulejmani: Bom, como o próprio nome do meu Conglomerado diz, Bradesco, empresa na qual trabalho na realidade e que espelhei para construir o que construé neste jogo. Venho de uma cultura que o empreendedorismo, oportunidades e lucros não podem passar batidos. Minha meta era ser o maior empresário do País, mas vejo que consegui bem mais do que isso hoje.

Ryan Cullen: Se você fosse aconselhar alguém que tivesse as mesmas pretensões que você tinha quando começou o jogo, quais seriam seus conselhos?
Sulejmani: Seja ambicioso e tenha metas agressivas, seja motivado e nunca, nunca perca uma oportunidade de negócio, aprende a se arriscar mesmo que perca muito.
No final quem corre mais riscos esta sucetivel também a ter maiores lucros.

Ryan Cullen: Como você descobriu o eRepublik?
Sulejmani: Atravez do jogador Texmurphy, quando fui oferecer para ele hospedar o canal #eBR em meu servidor de IRC ele me mostrou o jogo e desde então estou aqui.

Ryan Cullen: Quanto tempo você gasta diariamente no eRepublik?
Sulejmani: Olha, hoje em dia não muito. Todas as minhas metas que tive eu já conclui elas, logo entro de manha para lutar e depois para trabalhar, alguma vez ou outra leio artigos e vejo assuntos da empresa, que hoje esta sendo guiada pelo Johnpand.E antigamente também não ficava tão direto, mas fazia o essencial para o meu negócio deslanchar.



Perguntas? Críticas? Sugestões? Dê o seu feedback nos comentários!


Ryan Cullen,
Editor do Magna Veritas