Cara a cara com o Capitão! - Fórum do eBrasil

Day 1,631, 09:54 Published in Brazil Spain by Rosa Violet Carson


Leitores,

Aqueles entre vocês que já acompanham esse humilde jornal a algum tempo, hão de lembrar do meu projeto Cara-a-cara com o Capitão. Basicamente, era uma série de entrevistas com pessoas de destaque em cada um dos módulos do eRepublik, respectivamente, o Militar, Econômico, Político e Midiático.

Como esgotaram os segmentos propriamente ditos do jogo, e eu quero muito dar continuidade a esse meu projeto, passarei a entrevistar pessoas importantes para a nossa comunidade, e que atuam em outras áreas, por exemplo o fórum do eBrasil, tema do artigo de hoje.

Vejamos o que o junecaz, o Vinícius Santiago e o Trautmann tem a nos dizer!




Ryan Cullen: Quando o fórum do eBrasil foi criado? E por quem? Foi só você que participou do processo ?
junecaz: Na verdade eu não participei da criação. Na época o meu círculo de amizades no erepublik era no fórum hardMOB, então eu não participei aqui desde sua criação. Se não me engano o nome original do domínio era ErepublikBrasil.com, registrado pelo Guiliano.

Ryan: Foi difícil mantê-lo funcionando desde então?
junecaz: Eu só posso responder isso a partir do momento que assumi como administrador. No início foi complicado, já que estávamos em uma plataforma antiga e com brechas de segurança (foi por isso que eu me candidatei a ser administrador), então a migração era urgente e foi relativamente complicado de realizar. A partir do momento que migramos para o vBB, tecnicamente falando foi bem mais tranquilo.

Ryan: O fórum já enfrentou alguns problemas, como ficar fora do ar por algumas horas, mas de maneira geral ele é extremamente estável e funcional. Como você mantém ele assim?
junecaz: Até dezembro de 2011 eu mantinha o nosso fórum em uma VPS (Tem todas as características de um servidor dedicado, mas é virtual) que eu utilizava em trabalhos paralelos meus, então o custo com a manutenção era diluída entre outros projetos que eu mantinha. Felizmente a atividade no fórum cresceu, mas infelizmente isso começou a interferir nos meus projetos pessoais que também estavam crescendo, deixando tudo lento. Então migramos para um plano de hospedagem kinghost só para o fórum, e como esse serviço é nacional todos nós sentimos um aumento na qualidade do serviço.

Ryan: Quem são os atuais administradores, além de você ?
junecaz: Hoje estamos entre três administradores: Vinicius Santiago, Trautmann e eu. Posso estar esquecendo de alguém, se não me engano já passaram pela administração o Hugan, Guiliano, Salgado, Cavalcanti e Ninja Velho.

Ryan: Como é o trabalho de um administrador ? E o que você, mais especificamente, faz diariamente ?
junecaz: Meu trabalho é mais a nível técnico, sou responsável pelo domínio, códigos e banco de dados. Ou seja, pelo bom funcionamento do fórum. Aquele sistema no www.erepublikbr.com/farda sou eu que mantenho também.

Ryan: Quem deseja ser um administrador ou moderador do fórum, tem que fazer o que ? Precisa possuir alguma(s) característica(s) em especial?
junecaz: Pergunta difícil, não existe um processo de ingresso para ser administrador, é de acordo com o momento e necessidade. Para ser membro da equipe (conselho/moderadores) existe um tópico específico para se candidatar.

Ryan: Existem boatos de que um administrador pode ver todas as áreas do fórum, e inclusive ler as áreas privadas dos partidos. Isso é verdade?
junecaz: Antes de responder isso, vamos esclarecer duas coisas:
1. NINGUÉM tem acesso a todas as áreas do fórum, e isso inclui eu/vs/traut;
2. É óbvio que um administrador pode se auto-incluir em um grupo de usuário qualquer;


Agora contextualizando:
Esse boato é relativamente antigo mas não é verdade. Nesse caso em específico o acusado foi o VS (na época PD😎 de espionar as subáreas do ODIN e PM para informar a cúpula do Senate sobre os planos dos partidos. Algo que eu não acreditava que fosse verdade em nenhum momento, mas para conseguir mensurar isso em um questionamento oficial da comunidade eu busquei em todo histórico de transações que o VS e Traut realizaram desde do início em alterações de grupo de usuários e procurei por identificadores das áreas privadas de cada partido. Como eu imaginava, não encontrei nada.

Como alguns devem imaginar, a única pessoa que conseguiria fazer isso sem deixar nenhum rastro seria eu, acessando diretamente a informação no banco de dados. Mas bem, eu nunca tive motivos ou curiosidade para fazer isso. Assim como ser responsável pela maioria das organizações nacionais e pelo $$ guardado no FMN, é uma questão de confiança. Se alguém tiver uma sugestão de como contornar esse problema basta me procurar.

Ah sim, só agora, ao ler esse artigo que o VS e Traut ficaram sabendo que tiveram todos seus passos monitorados. : ]

Ryan: É gratificante realizar esse trabalho (de admin) ? Você se sente recompensado o suficiente ?
junecaz: Acho que nunca refleti sobre isso. Em um primeiro momento, é muito gratificante participar como usuário dessa comunidade tão distinta, mas como tomador de decisão é extremamente inconveniente.

Ryan: Como o cidadão eBrasileiro pode te ajudar?
junecaz: Usar o bom senso respeitando o próximo e não floodando no fórum é uma ajuda imensúravel.

Ryan: Abro o espaço para você deixar umas palavrinhas para os brasileiros, se quiser.
junecaz:





Ryan Cullen: Consta que você entrou no fórum em Maio de 2009. Tu lembra de que maneira descobriu o fórum?
Vinicius Santiago: Foi no meu primeiro dia de erepublik (16/05/2009), como eu fiquei 12h direto lendo e vendo tudo que tinha eu já entrei no fórum no meu primeiro dia.

Ryan: E tu lembra de quando viraste administrador do fórum? E o que você fez para virar admin? Houve um processo seletivo, você falou pessoalmente com o junecaz e se ofereceu ou o quê?
Vinicius: Foi em julho de 2009: Governo Cavalcanti encerrando, governo junecaz ia começar e abriram um tópico perguntando sobre o que achavam que um administrador deveria saber ou fazer. Eu respondi e na época assumi o fórum (com o Polonsky de admin 2-clicker e o Giuliano ausente) durante o período em que os mais antigos estavam indo para Áustria.

Um resumo da história está aqui: http://www.erepublikbr.com/showthread.php/470

Ryan: Como é o trabalho de um administrador ? E o que você, mais especificamente, faz diariamente ?
Vinicius: Rotina: ler PMs e notificações, responder com urgência algumas coisas (normalmente um indica a prioridade ao outro por comunicação interna) e ver se tem algum double post ou tópico a fechar.

De atividades 'exclusivas de admin' é atualizar moderadores de partido, criar subfórum, verificar se as coisas andam normais (número de acessos, origem dos acessos, se não tem nada de 'anormal' nas estatísticas, o que poderia indicar ataque ao fórum) mas nada é 'diário' especialmente porque somos 3 para dividir tarefas e não ter nenhum dos 3 'refém do fórum'. Dá pra falar que a tarefa tem dia na semana.

Ryan: Quem deseja ser um administrador ou moderador do fórum, tem que fazer o que ? Precisa possuir alguma(s) característica(s) em especial ?
Vinicius: Entender de como funciona a parte técnica de um fórum é importante: máscara de acesso, criar sub etc. Ultimamente, na versão em vBulletim, temos o controle de acessos concentrado no junecaz, mas antes, quando estávamos eu, Ninja Velho e Hugan, eu ficava com o controle de acessos.

A característica comportamental principal que eu vejo é: não querer ter nenhuma vantagem pessoal (ser admin é mais ouvir reclamação do que ter feedback positivo), saber que as críticas virão (especialmente de quem quer impor sua vontade sobre o coletivo) e saber intervir e se afastar (nessa é a que eu sinto que eu peco, mas ninguém é perfeito)

Ryan: Existem boatos de que um administrador pode ver todas as áreas do fórum, e inclusive ler as áreas privadas dos partidos. Isso é verdade ?
Vinicius: O fórum já teve 3 versões/sistemas: Na primeira dela isso acontecia de modo 'automático' (ser admin era ter todas as máscaras de acesso). Na segunda e terceira versão já não é assim. O que acontece é que podemos habilitar todas as máscaras de acesso, mas isso fica registrado no adminlog e os outros 2 poderiam ver que isso ocorreu. Daí a questão de saber quem escolher pra ser admin e não botar alguém que vai ficar olhando fóruns alheios.

Ryan: É gratificante realizar esse trabalho (de admin) ? Você se sente recompensado o suficiente ?
Vinicius: Todo admin tira férias. Chega um tempo em que o fórum enche o saco de todo mundo, inclusive da gente. O que fazemos é avisar os outros 2 e deixamos na mão deles (Por isso todos conhecerem um pouco de funcionamento técnico). Eu me sinto recompensado pela estrutura que criei com todos os colegas que já passaram.

Algumas coisas que gostei muito de ter deixado como 'legado' ao fórum:

1- Comissão de Cidadanias no Fórum: O acesso ao fórum restrito era feito por um método de segurança muito fraco ( nome link e frase em miguxês), funcionou no início mas os babybooms do início de 2010 mostraram que era falho. Fizemos o SuperCB, arrumamos, zeramos acessos e botamos gente da comunidade pra avaliar. Tinhamos 3, já são 6 pessoas avaliando e gente de posições totalmente opostas, algumas com rixas in-game que funcionam bem dando 'contraponto' na comissão. Isso melhorou em muito o nível de segurança. Antes em 2h uma informação vazava. Hoje, nos casos mais críticos ( e que são punidos) isso leva 2 dias, sendo que a maioria das informações não vazam.

2- Comissão de Reports: Falem a vontade, antes reports não eram punidos e quando eram somente os admins definiam. Abrimos espaço para a comunidade mas não podemos abrir por concurso de popularidade porque sabemos que tem muito demagogo por aí. Temos gente responsável, da comunidade ativa do fórum, julgando e definindo como agir nos reports. Temos um volume grande de reports que são ignorados por se tratar de perseguição pessoal. Não temos estatística, mas arrisco falar que mais de 50% dos reports de insultos e trolling são ignorados por se tratar não de infração, mas de perseguição/rixa pessoal.

3- Conselho Deliberativo do Fórum: Quando o caso é grave (retirada de acesso, permaban) ou indefinido para alguma das comissões, reunimos ambas, chamamos os admins a votar e definimos a questão. Vamos lembrar: 3 tem as ferramentas, 15 votos definem a situação. Isso nunca seria possível botando gente egoista ou arrogante para definir as regras. Adoram pintar a administração de autoritária, normalmente na minha figura, mas ninguém vê que cada vez que a comunidade cresce, abrimos o espaço para decisão para gente responsável e séria. Falo com toda tranquilidade: quem reclama ou quer o cargo ou quer tumultuar. De qualquer jeito ainda ouvimos e respondemos as críticas.

4- Fóruns privados: Quer seu grupo isolado, só com você dizendo quem é ou não do seu círculo? Pode fazer no fórum. Quer abrir o fórum público do seu clube de debates/jornalistas/investimentos/roleplayers? O fórum tem espaço. Isso é algo fundamental pra reunir a comunidade num único espaço. Isso é respeito com a comunidade que é quem usa o fórum.

5- Regras SEMPRE abertas. Quando as regras precisam ser reavaliadas estamos abertos a debates. Bastar ir na Open Letter e publicar suas sugestões de regras ou alterações de regras. O que não aceitamos (e nem podemos aceitar) é abolir regras ou mudar porque 1 pessoa (e não a comunidade) se sentiu ofendida quando atrapalhou sua "livre manifestação" (que normalmente é pra bagunçar).

Ryan: Como o cidadão eBrasileiro pode te ajudar?
Vinicius: Não escreva só pra tumultuar, não escreva se não for para ajudar no debate, não faça off-topic em assuntos 'sérios'(in-game), não fique reportando só porque não gosta da pessoa (analise se é errado mesmo) e não se preocupe com double: isso a gente arruma sempre.

Ah, lembre-se que existem os eRcontros, então você que paga de valentão ira ver que o cara que você perseguia era gente boa e poderia te ajudar na vida real. Nessa hora você vai se arrepender de ter sido tão arrogante com ele.

Ryan: Abro o espaço para você deixar umas palavrinhas para os brasileiros, se quiser.
Vinicius: O fórum tem 3 anos de história. Mantivemos a base de dados intacta e isso é algo raro para qualquer jogo online: um histórico único e completo (exceto de dez-08 até mar-09). Venham conhecer, participem e saibam conviver em comunidade.



Ryan Cullen: Consta que você entrou no fórum em Agosto de 2009. Tu lembra de que maneira descobriu o fórum?
Trautmann K: Logo que entrei no jogo, Bruno Costel, meu padrinho no PIL, me chamou para participar aqui do fórum do Erepublikbr.

Ryan: E tu lembra de quando viraste administrador do fórum?
Traut: Sim, foi em 07 de Setembro de 2011 (feriadão).

Ryan: E o que você fez para virar admin? Houve um processo seletivo, você falou pessoalmente com o junecaz e se ofereceu ou o quê?
Traut: Não fiz absolutamente nada. Junecaz e VS me fizeram um convite pessoal e intransferível. hehehe. Na época, comentaram que eu tinha condições de participar por saber avaliar as situações de uma forma imparcial. Nem sempre conseguimos, mas ao menos tentar fazer isso, já nos coloca numa condição interessante. E depois, poxa, 35 anos... posso dar minhas mancadas, mas acho que acerto mais que erro né? hehe

Ryan: Como é o trabalho de um administrador ? E o que você, mais especificamente, faz diariamente ?
Traut: Existem tarefas bem definidas entre nós, e eu cuido da área de reportes do forum, mas também acompanhamos os posts, apagamos muitas bobagens, reportamos, mudamos nick´s, etc. Vale lembrar que eu sou JUNIOR nisso tudo, o Junecaz e o VS têm muito mais responsabilidades que eu, até por uma questão de tempo que temos para estar no forum

Ryan: Quem deseja ser um administrador ou moderador do fórum, tem que fazer o que ? Precisa possuir alguma(s) característica(s) em especial ?
Traut: Dificil dizer a fórmula correta pra isso, mas se na maioria de seus posicionamentos, demonstrar maturidade, imparcialidade, ética, coerência, equilíbrio e perfil de trabalho em equipe, já conta muito. Aliás Ryan, você é um cara que poderia ser administrador.

Ryan: Existem boatos de que um administrador pode ver todas as áreas do fórum, e inclusive ler as áreas privadas dos partidos. Isso é verdade ?
Traut: Mentira, isso é uma bobagem. Eu não tenho acesso a inúmeras áreas do forum. Aí talvez esteja o motivo de que um Admin precisa ter maturidade. Não estou nem um pouco interessado em ver o que X ou Y partido ou grupo fazem, se eu não faço parte dele. Isso é coisa para menino ansioso..heeheh

Ryan: É gratificante realizar esse trabalho (de admin) ? Você se sente recompensado o suficiente ?
Traut: Mas de jeito nenhum..ahhaa.. a gente rala e só vê reclamação de usuário inflamado. Alguns até tem razão, mas a grande maioria não consegue nem perceber que está falando bobagem. Aos mais novos a gente dá um desconto, mas tem gente com mais de 25 anos aqui que não tem o mínimo de noção. Isso torna a convivência meio chata. Pode reparar que as vezes a gente dá uma sumida e não posta nada, e isso é parte de uma estratégia pra não surtar.

Ryan: Como o cidadão eBrasileiro pode te ajudar?
Traut: Lendo as regras, hehehe. Os caras não gostam de ler e já saem criticando tudo e todos.



Artigos anteriores:

Cara a cara com o Capitão! - Módulo Militar
Entrevistados: nunogomez, Suriat e jaywalker71.

Cara a cara com o Capitão! - Módulo Econômico
Entrevistados: dSoKre, JohnPand e Hamilton Moore

Cara a cara com o Capitão: Módulo Político
Entrevistados: Jazar, Gulitiwi e dfgusmão

Cara a cara com o Capitão: Módulo Midiático
Entrevistados: Varnhagen e Vigoncalves86



Próximos artigos

Promessômetro Fellipe Dias da Silva (Abril)

Café com o Presidente (Kongha - Maio)

Cullen's Magazine #15



Perguntas? Críticas? Sugestões? Dê o seu feedback nos comentários!


Ryan Cullen,
Editor do Magna Veritas