Cara a cara com o Capitão: Módulo Político

Day 1,550, 17:33 Published in Brazil Spain by Rosa Violet Carson


Terceira parte do projeto de entrevista, dessa vez com cidadãos famosos na arena política. Para ler as entrevistas anteriores, clique aqui e aqui. Foram, respectivamente, sobre a parte Militar e sobre a parte Econômica do jogo.

Boa leitura!



Ryan Cullen: O que te motivou a entrar para a política?
Jazar: Nada.

Ryan: Sério? Bem... Qual foi o seu primeiro partido? O que te atraiu nele?
Jazar: No eBrasil: o PANA, era um partido pequeno e "morto", que eu ajudei a expandir (com dinossauro e outros) até fundir com o DEMOCRATAS e virar o PND. No jogo o TNT, Thailand Nation Together.

Ryan: Você é um Congressista experiente (já foi eleito 5x). Qual a influência que você exerce nesse cargo?
Jazar: Como Congressista fiz o primeiro esboço de uma Constituição pro Pais, há muito tempo, mas só 2 outros congressistas pareciam se importar e participar então desisti.

Ryan: Você também já foi Presidente, em 4 ocasiões. Qual a influência que você exerceu ocupando esse posto?
Jazar: Como Presidente, cuidei da organização do pais no fim da v1 e inicio da v2. Ataquei Peru, ativando os MPPs deles e nos fudendo no governo seguinte (sulejmani) na v1 (xD). Ataquei africa umas trocentas vezes, a maioria por drain dmg, fui o responsavel, junto do presidente deles, pela assinatura da aliança atual africa + brasil (mesmo sob algumas vaias e xingamentos), na v2 ataquei Itália e Espanha no México, para liberá-los, tivemos batalhas épicas por lá e nos livramos da Itália, mas a Espanha não deu....

Ryan: Você acha que ajudou a mudar o eBrasil para melhor? (como cidadão) Se sim, como?
Jazar: Creio que sim, melhorando ele.
Ryan: Hã... ok. : P



Ryan: O que te motivou a entrar para a política?
Gulitiwi: O principal motivo foi o Flausino (o criador da conta, não o atual dono)... Eu vivia no MSN Group do Erepublik (Criador: Giulliano), O Flaso me convidou pra participar mais do jogo, não apenas do chat, e tudo começou dai 😛

Nessa época eu ainda desconhecia da existência do fórum do eBrasil e usava raramente o IRC (que hoje não troco por nada! rs)

Ryan: Qual foi o seu primeiro partido? O que te atraiu nele?
Gulitiwi: O meu primeiro partido foi o PRB (Partido Republicano Brasileiro), fiquei nele por meses (inclusive quando parei de jogar momentamenamente entre dezembro de 2008 a março de 2009) e quando voltei ele era a União Brasileira.

Durante a época da UB (época de ouro) eu fiz algumas das minhas melhores amizades, não vou citar nomes para não faltar ninguém, mas vocês sabem quem vocês são 😛

O que mais me atraiu no partido foram as pessoas, tanto que fiquei nele até pouco antes de sua morte (devido a quantidade imensurável de pessoas estranhas que entraram no partido). E como eu disse anteriormente, eles fizeram eu me divertir no jogo, isso é o que segura os jogadores. Tanto que foi essa a razão de eu nunca convidar ninguém pro meu partido, eu sempre disse: cada partido tem uma personalidade, e você deve ir para o que você mais se adapta, é isso que vai te manter no jogo.

Ryan: Você é um Congressista bastante experiente (já foi eleito 21x). Qual a influência que você exerce nesse cargo?
Gulitiwi: Algo que sempre briguei foi pela inatividade dos congressistas e por votarem sempre nos primeiros minutos de uma lei (algo totalmente desnecessário e que atrapalhava muito no funcionamento correto do congresso). Tanto que uma das atividades que mais me orgulho ter feito foi, quando guardião da extinta ORG, o envio de resumos para os congressistas (por mensagem privada) do que fazer ou não e das discussões importantes do fórum. Em todos os mandatos que fiz isso, a atividade geral do congresso foi otimizada e os erros reduzidos.

Eu colaborei com a criação do “cargo” Presidente do Congresso, e criei uma enciclopédia do congressista. Além disso, devo ter sido autor/participado da criação de ao menos 50 dos mais de 250 artigos do antigo jornal do congresso entre outras discussões que participei fielmente, não sei listar todas (até mesmo por que não me lembro, e tudo que fiz foi para diversão minha e do coletivo, não fiquei esperando reconhecimento)

Sou moderador do fórum do congresso no ErepublikBr, dono dos canais #congressobrasileiro e #BRCitizenship, atualmente são as únicas atividades que exerço como congressista (e cidadão), além de participar de uma ou outra discussão (quando relevante) no fórum.

Ryan: Você acha que ajudou a mudar o eBrasil para melhor? Se sim, como?
Gulitiwi: Acredito que sim, sempre tentei me divertir no jogo e consequentemente os outros a minha volta, creio que essa seja a maior necessidade para prender os jogadores no jogo, a diversão (paravra que repeti diversas vezes nessa entrevista rs)...

Eu nunca me estressei com o jogo e sempre disse isso acontecesse seria hora de dar um tempo (e digo isso para todos que me perguntam como eu fiquei 4 anos por aqui)

A primeira vez que ajudei o Brasil, e a que mais me orgulho, foi no TO Polonês em Junho de 2009, foi a primeira vez que fui eleito como congressista e a primeira vez que virei a noite no jogo procurando pessoas para votar nos candidatos brasileiros, foi cansativo mas com um resultado incrível... Para quem não era da época, os Polonêses chegaram a ter 75% do congresso no começo das eleições, e reduzimos esse número para menos de 25% no final.



Ryan: O que te motivou a entrar para a política?
dfgusmão: A primeira coisa que me chamou atenção neste jogo foi o módulo político. Sempre gostei de política, mesmo na RL. Assim que entrei sonhava ser Presidente do Brasil. Achava o máximo. Depois de um tempo e da única vez que concorri a este cargo, percebi que para ser um bom CP aqui a pessoa tem que praticamente abdicar de sua RL por 1 mês. Como não posso e não quero fazer isto (abdicar da minha vida), desisti deste sonho de ser CP. Mas não desisti da política, continuo minha vida como congressista.

Ryan: Qual foi o seu primeiro partido? O que te atraiu nele?
dfgusmão: Meu primeiro partido foi o PM mesmo. Entrei sem saber nada. Fiquei uns 2 meses e um belo dia quando loguei vi que estava no Partido I LOVE SURIAT. A besta do Suriat (antigo) deu um TO e mudou o nome do partido. Lógico que na época eu não entendia nada disso, mas fiquei puto com a mudança de nome e fui para o PIL. Fiquei um tempo por lá, mas percebi que aquele partido era comandado por uma panelinha que ficou incomodada com o meu crescimento político no jogo. Depois de algum tempo voltei para o PM onde fui muito bem recebido e fiz ótimos amigos. Hoje não troco este partido por nenhum outro. Lá somos uma família, onde temos muitos militares ou simpatizantes da carreira militar na RL, que admiram a hierarquia e disciplina da caserna. Eu mesmo já fui oficial R2 e sou filho de Coronel na RL.

Ryan: Você é um Congressista bastante experiente (já foi eleito 11x). Qual a influência que você exerce nesse cargo?
dfgusmão: Procuro participar ativamente das discussões no congresso (fórum) e levar o melhor para a sociedade brasileira. Sempre defendi a bandeira dos menores impostos possíveis para não onerar a população. Hoje estou muito satisfeito com o IR em 1% e o VAT em 3%.

Ryan: Você acha que ajudou a mudar o eBrasil para melhor? Se sim, como?
dfgusmão: Sim. Eu sei que sou polêmico, mas por muito tempo fui um dos poucos a bater de frente com a "panela" que comandava o eBrasil e aos poucos consegui ir impondo as minhas idéias e mudanças que eu queria para este país. Antigamente me estressava mais com a política, mas agora procurei relaxar um pouco e me divertir mais com este jogo (sem abrir mão dos meus princípios).



Ryan: O que te motivou a entrar para a política?
Iain Keers: Não é algo difícil de se responder. Eu sempre quis entrar para um partido, então eu fui olhar a lista dos partidos. Eu sou de centro-esquerda na RL, então eu tinha que escolher entre os comunistas e os socialistas "normais". Eu escolhi, então, o partido social-democrata : P

Ryan: Qual foi o seu primeiro partido? O que te atraiu nele?
Iain Keers: Foi o TUP (The Unity Party). O mesmo partido em que estou há 3 anos : P Pelas razões que eu citei acima.

Ryan: Você é um Congressista bastante experiente (eleito 13x). Qual a influência que você exerce nesse cargo?
Iain Keers: Eu participei mais do Congresso em 2009. Quero dizer, eu participava MUITO mais. Foi quando eu ajudei a tornar realidade algumas leis que antes só existiam no papel. Votei contra a entrada na PEACE : P Agora atuo no Congresso apenas como conselheiro.

Ryan: Você também já "serviu" como Presidente. Qual a influência que você exerceu?
Iain Keers: Eu não diria que o meu mandato foi algo importante. Eu assumi quando o Reino Unido tinha 2 regiões sob o domínio de forças estrangeiras. No final do meu mandato, nós já controlávamos a Noruega e a maior parte da Irlanda. Eu comecei 2 guerras, portanto. Eu também mudei algumas coisas - eu era CP quando a V2 foi introduzida, então a maioria das modificações que fiz foram em razão disso, e quando a V2 foi removida elas já não eram mais necessárias.

Ryan: Você acha que ajudou a melhorar o seu país, como um cidadão comum?
Iain Keers: Eu acho que os títulos de Congressista e de CP não significam nada se você não ajudar a conquistar alguma coisa nesses casos. Isso é um jogo social, e se você for bom você pode conquistar grandes coisas, sem nenhum título em especial. Eu não ocupo um cargo oficial a algum tempo, mas as pessoas insistem em colocar títulos em mim e tornar o que eu faço algo oficial. Eu ajudo a Inglaterra como conselheiro permanente no Congresso e no Gabinete do Presidente. Eu também estou no QG da ONE como líder e conselheiro. Eu também já ajudei vários outros países ao longo dos anos. Atualmente eu lidero um pequeno exército, e faço bastante monitoramentos econômicos. Eu faço tudo isso sem a necessidade de ser "CP" ou do "Congresso". Eu não sinto a necessidade de concorrer a algo há um longo tempo : )



Perguntas? Críticas? Sugestões? Dê o seu feedback nos comentários!


Ryan Cullen,
Editor do Magna Veritas