Ao Presidente, sobre salários

Day 476, 18:01 Published in Brazil Australia by Thomas-Klabunde Holding

Senhor Presidente,

Há quatro dias esta organização, através de sua companhia petrolífera TK Oil, abriu duas vagas de emprego para trabalhadores de land skill 3, no valor de 12.05 BRL. No instante em que tal oferta foi confirmada, figurava como a vaga mais bem paga para trabalhadores com aquela mesma skill.

Hoje, apenas quatro dias depois, verificamos que as ofertas para land skill 3 já ultrapassam os 16.30 BRL - uma alta de 35% (!) em quatro dias, sendo quase 10% por dia. Atualmente, dentre os dez maiores salários ofertados para skill 3, seis são de empresas estatais nos ramos de madeira, ferro e petróleo.

Senhor Presidente,

É lúcido depreender que o financiamento público dessas estatais - aliás, patrocinado também pelo Congresso, que aprovou a emissão e doação de 50,000 BRL para pagamento de salários - propicia a "inflação" dos salários em vagas das empresas nacionais, pois empresas com maiores recursos - normalmente estrangeiras - acabam aumentando ainda mais suas ofertas para terem chance de captar funcionários para si. No fim, é uma grande bola de neve.

É ainda mais lúcido verificar que as empresas privadas do Brasil, em geral, NÃO POSSUEM capacidade para concorrer com os salários oferecidos pelas nacionais, e acabam consequentemente feridas em sua habilidade de produção por não encontrarem funcionários suficientes.

Como solução - parcial - desse problema, a TK Holding sugere a V. Exa. que analise o mercado e elabore uma tabela de salários máximos a serem pagos pelas estatais, e, ainda, considerando que o Brasil possui alta quantidade dos recursos estratégicos (petróleo e ferro), sugerimos que as estatais nesses setores funcionem à metade de sua capacidade. Além disso, como estímulo à iniciativa privada, o Governo poderia firmar contratos de fornecimento de parte da matéria-prima necessitada com as empresas nacionais que oferecerem o menor preço por unidade, desde que não seja inferior ao seu custo de produção.

Além de servir como medida saneadora da economia pública, poderá se prestar como uma orientação tácita ao mercado de empregos no Brasil, reduzindo significativamente a média salarial ofertada na indústria de matéria-prima nacional e, de quebra, injetando capital na iniciativa privada.

Ficamos com a esperança de poder ter contribuído.

Bruno Thomas // Douglas Klabunde
Thomas-Klabunde Holding

.