A direcção do PRD e a Aritmética Social

Day 1,500, 14:35 Published in Portugal Portugal by Julio de Matos

Apesar de pessoalmente possuir algumas reservas nos exemplos mostrados, num artigo bem estruturado e encaminhado a direcção do PRD faz questão de apontar falhas e soluções que o estado necessita enfrentar para superar lacunas financeiras.

Aumento do rigor orçamental, transparência, concursos públicos e justiça fiscal fazem parte da panóplia de soluções que a direcção do PRD entende que necessitam ser aplicadas para transformar o aparelho estatal mais justo.

É um facto que o governo e o exército, para poderem funcionar e responder de forma adequada, não podem ter uma carga burocrática que ocupe pelo menos 20% do tempo das tarefas a desempenhar, caindo no erro de passar o seu tempo a preencher formulários ao invés de realizar trabalho útil.

Mas não só.

Parte das soluções requerem intervenção directa do congresso. E aí começa o problema.

A direcção do PRD sempre sofreu de ineficácia de diálogo. Não dialoga. Recusa-se a dialogar.
Cria uma ilha em torno de si e no entender da cúpula no poder, é nessa ilha que é ePortugal. O resto é ladrão, gatuno, chupista.
Uma irredutível aldeia na ponta da Gáulia.



Estamos no ano 50 antes de Cristo. Toda a Gália foi ocupada pelos romanos... Toda ? Não! Uma aldeia povoada por irredutíveis gauleses ainda resiste ao invasor.



~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
ARITMÉTICA SOCIAL
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~



O eRepublik é um jogo de estratégia social. A não ser que um partido obtenha a presidência e uma maioria no congresso, é forçado a dialogar com os restantes para poder funcionar.

Mês atrás de mês, a cúpula do PRD presidida pelo Helder Medeiros anuncia uma vitória nas eleições ao congresso pela eleição de 13 congressistas, mas na verdade é uma falsa vitória.

O hemiciclo do congresso conta com 40 congressistas.
Tendo o PRD 13 congressistas, ainda tem de se gladiar com os restantes 27 para conseguir aprovar uma proposta.


Ao perguntar-me como é possível obter propostas económicas bem estruturadas e gritar vitória por não obter maioria, percebi o porquê das derrotas consecutivas do PRD no congresso e nas eleições presidenciais.

Enquanto que para apresentar propostas económicas é necessário perceber aritmética e cálculo, para conquistar eleições é necessário perceber a aritmética social.

Agora tudo faz sentido. O PRD soma vitórias atrás de vitórias porque a cúpula instalada no partido não sabe contar.

Conta com o módulo económico injectando GOLD.
Conta com o módulo militar injectando GOLD.
Mas não conta com o módulo político.
Simples aritmética social.





No comentário demonstrado acima o presidente do PRD vem, sem espinhas, acusar o representante do congresso de adulterar votos e demarca o PRD das decisões dos restantes partidos e da maioria, eleita pela população, no congresso.

Embriagado com o poder que a massa votante das FARP do PRD lhe dá, quer subir sozinho a ladeira para a presidência.

O que a experiência nos diz vezes sem conta é que um governo não consegue operar sem a ajuda do congresso.
O que acontecer caso seja eleito é ver todas as suas propostas barradas pelo congresso, criar uma cisão no já ténue relacionamento entre as duas instituições estatais e, por conseguinte, fragmentação social.

Graças à dislexia da cúpula instalada no seio do PRD como carrapatos, os restantes partidos evitam contar com o PRD para tomar decisões.

É gravíssimo e não tem um fim à vista. Enquanto o PRD contar com membros como o Helder Medeiros, irá necessitar criar partidos à ultima da hora e atropelar ideologias para obter apoios à presidência.