[PDB] História do PDB - Início da saga

Day 1,287, 17:23 Published in Brazil Israel by EddieJoe


Boa noite, meus caros PDBistas, como já mencionado no artigo passado, essa é a semana de aniversário do PDB 😃 e por isso estaremos lançando vários artigos comemorativos, com prêmios, sorteios, história do partido, estruturação, etc. O Artigo de hoje será referente a nossa história, ele será dividido em 3 partes, sendo que hoje contaremos como surgimos até o fim do mandato do primeiro presidente do país eleito pelo PDB. Espero que gostem do artigo 😁.

Desde a criação do Partido Democrata Brasileiro, o eBrasil nunca mais foi o mesmo! Respeitado atualmente por ser um partido de dimensões enormes, o partido nem sempre possuiu esta condição para impor respeito, tendo obtido o mesmo, principalmente, através do bom trabalho de seus inúmeros membros projetados para importantes cargos do governo eBrasileiro em diferentes épocas. O Partido que comandou todo um ePaís por mais de um ano e ainda hoje exerce grande influência sobre o mesmo, possui como trunfos também sua organização e abertura política aos mais novos.

O Erepublik, em maio de 2008, já tinha suas estrelas, algumas personalidades políticas e alguns grandes empresários dentro de uma população que, no Brasil, incluindo fakes e organizações, não passava de 400. Naquele mês, Bunaly, uma destas estrelas iniciava seu trabalho de divulgação do Erepublik em fóruns de games brasileiros com algum sucesso, gerando aquele que seria o primeiro babyboom brasileiro ‘sustentável’.



Quando exatamente foi criado o PDB?

Poucos minutos antes do dia 1º. de junho, com uma mensagem padrão, Bunaly buscou um dos mais tradicionais fóruns de games e atualidades, a Hardmob.

“bunaly 30-05-2008, 23:19

www.erepublik.com

Recentemente comecei a participar de um jogo que está sendo desenvolvido na Europa. Ele consiste em um mundo virtual com milhares de jogadores de todos os lugares no mundo onde todos os aspectos geopolíticos e econômicos (estudo ciências
econômicas e a parte econômica do jogo é impressionante) do mundo são simulados e estão a disposição de qualquer cidadão dentro do jogo.”


Imediatamente, vários membros do fórum se interessaram e, dentre estes, estão o que chamamos os “fundadores” do PDB.



A estrutura começa a surgir rapidamente

Logo este pequeno grupo hardmobiano começou a se organizar, primeiramente gerando centenas de respostas ao post de Bunaly e, posteriormente, em espaços externos, buscando maior organização.

E assim vai surgir o openSenate, o Senate e o Conselho Político do PDB, mas trataremos desse assunto em outro artigo ao longo da semana.



USB ou não... eis a questão

Continuando a nossa história, após a entrada no jogo, restavam, ainda assim, 3 pontos importantes: deveríamos criar um partido do zero ou tomar um partido pronto para economizar golds? E se tomássemos, que partido seria? E qual nome deveria ter o partido?

Inicialmente os olhos de parte do grupo voltou-se para a já estruturada USB. Seria uma maneira de “começar grande” em caso de vitória. Bunaly nos oferecia apoio para tomar a OFF, mas a esta altura seu Ibope não era dos melhores dentro do grupo. Por outro lado, tomar um partido ativo não permitiria criar nossa própria cultura, o que era uma vontade real dos membros. Sendo assim, logo a USB foi descartada e um partido (com o sugestivo nome de chegdsf) com apenas um membro ativo foi selecionado.

Finalmente o nome PDB foi escolhido. Inicialmente a idéia que mais agradava era o de Demokratas, mas por questão de minutos o nome foi usado por outro grupo.
Assim, o nome passaria a ser PDB – Partido Democrático Brasileiro. Um nome que representaria o espírito do grupo! (há quem diga que a origem, menos nobre, seria “Partido dos Botequeiros do Brasil”)



O PDB surge formalmente


Assim como qualquer novato, os fundadores do PDB passaram os dias e semanas seguintes buscando entender as engrenagens da política nacional e o seu primeiro presidente do partido, Louis XIV (também chamado de Donovan Ray), começava a atuar.

Diga-se de passagem que a escolha de Donovan como primeiro presidente do partido foi bastante polêmica criando uma das primeiras vozes fortes do partido, o e😜residente do Brasil – junecaz - como oposição ao seu nome o que, em alguns casos gerou um ‘certo’ nervosismo entre seus pares que, ainda assim, buscavam dialogar de maneira elegante e articulada.



Concorrendo à presidência do Brasil sem querer



Cabe lembrar aqui que estávamos ainda na versão Beta do Erepublik e uma das coisas que os PDBistas não sabiam era que o presidente de um partido era obrigatoriamente também candidato a presidente da república.

Assim, após uma primeira eleição para prefeitos (na versão Beta esse cargo existia) em que o PDB já iniciou com vitórias no Sudeste e Sul, o partido foi surpreendido com a campanha para presidente do eBrasil.

Apesar de não desejar ter em suas mãos a presidência (mal se conhecia a estrutura do Estado), embalados pela empolgação das eleições municipais, um grupo do partido lançou-se com disposição à eleição fazendo com que, por muito pouco, o PDB não elegesse logo em sua estréia um Presidente da República, concorrendo contra o candidato da então poderosa situação.

Assim, o PDB entrava definitivamente como potência política nacional, como partido de oposição e com grande peso.



O maior

Agosto chegava e o PDB já era definitivamente um partido que qualquer candidato a presidência deveria considerar no momento de montar alianças. Afinal, durante a gestão Olorum como Presidente do Partido, o PDB passava a ser o maior partido do Brasil, posição que nunca mais deixaria de ocupar.

Nesta época Mateusdalpozzo criaria aquele que passaria a ser o grito de guerra PDBista: “Proud to be PDB!”(Fevereiro /2010)



2009: Um ano que começou em dezembro

O ano de 2008 mal terminava e o PDB começava a se questionar no que diz respeito às suas próprias competências como partido político. Afinal, se quase elegeu um presidente na primeira eleição que participou, nas demais aprendeu com seus erros apoiando partidos com candidatos mais experientes. Mas a questão era: quando teria o PDB seu próprio candidato?

Fora das disputas presidenciais, no entanto, o partido demonstrava grande sabedoria política elegendo inúmeros Congressistas, tendo eleito já seu primeiro presidente do Congresso (Olorum) e elegendo com freqüência não menos que 3 prefeitos por eleição, o partido aprendia aos poucos o valor das alianças e criava as suas primeiras rivalidades.

No final do ano de 2008, o partido já era maior que o 2º. e o 3º. colocados somados do TOP5 e a cobrança em torno de um nome para a candidatura tornava-se grande, e fator de constantes discussões internas. Parte do partido capitaneado pelo experiente ex-PP Colher temia a candidatura como aventura. Outros, mais novos exigiam maior participação em âmbito federal.



Timborium

Foi neste clima que, em dezembro foi lançada a primeira candidatura à presidente do PDB com maior apoio interno, ainda que não tão unânime. O nome seria Timborium, ex-PP, saudado como uma liderança do partido já dissociada de suas origens hardmobianas. Timborium era Erepublik puro-sangue ao contrário das demais figuras de destaque do partido – os fundadores – todos com origem na Hardmob.

Timborium lançou sua candidatura e pouco tempo depois recuou diante do Senate, alegando falta de tempo. Depois, voltou atrás e, solicitou apoio a Colher como vice, para as suas eventuais ausências. O partido, um tanto temeroso, partiu para a disputa baseado em uma plataforma liberalizante na economia e Timborium foi eleito em dezembro de 2008, levando para 2009 a primeira presidência para o partido.

O erro que se anunciara no período de pré-candidatura se confirmou: Timborium não pode completar o mandato por falta de tempo. Criticado fortemente pela oposição, solicitou ao partido que realizasse seu próprio impeachment. Para completar a péssima experiência, seu Ministro Andriolo – que depois descobriu-se ser um antigo falsário do ER – desviou 1.000 Golds do tesouro federal durante o seu processo de afastamento definitivo, até então, o maior roubo da história do eBrasil.

E então, o que aconteceu? O PDB desistiu da presidência depois desse escândalo? Desistiu da política? Quão abadala ficou sua posição? Quem foram os próximos presidentes eleitos pelo PDB? Essas e outras questões serão resolvidas no próximo capítulo de nossa saga que sairá amanhã o/.



Continuando a comemoração do nosso aniversário de 3 anos, amanhã haverá distribuição de armas e foods para novatos. A distribuição será feita no canal #pdb na rede Rizon a partir das 21h. Esperamos todos vocês lá 😘.



É isso, chegamos ao fim de mais um dia e de mais um artigo, espero que tenham gostado desse artigo e que continuem a nos acompanhar em mais um de nossos aniversários.

PROUD TO BE PDB!!!

Jan da Silva
Presidente e Senator do PDB

EddieJoe
Escravo Sexual do PDB