[BS] Qual o futuro da Argentina?

Day 1,882, 05:45 Published in Brazil Brazil by Dio Vigon



De acordo com o artigo oficial do MoFA Argentino, os hermanos não fazem mais parte da EDEN. Para alguns essa atitude pode ser surpreendente, mas para outros ela já estava anunciada há tempos.

Baseado no histórico da Argentina no eRepublik, não podemos ficar surpresos, tendo em vista que a EDEN é a aliança mais fraca atualmente e a Argentina sempre pula do barco quando está na aliança mais fraca. Foi assim na Atlantis, foi assim na PHOENIX, foi assim na TERRA e agora a história se repete na EDEN.



Quando pensamos em criar a CTRL, no primeiro semestre de 2012, eu avisei os líderes de Polônia, Espanha e USA que a Argentina só nos acompanharia se houvesse alguma vantagem. Porém, naquela época eles tinham o Brasil para ajudá-los contra o Chile, que diferença fazia estarmos na mesma aliança? Não era conveniente para os argentinos nos acompanhar e eu sempre fui firme ao dizer que o que sustentava nossa aliança (não nossa amizade) era a necessidade que eles tinham do Brasil.

Argentina e Turquia sempre foram dois países encrenqueiros. Sempre provocaram mais do que podiam aguentar. A diferença entre ambos é que um vive colado nos Bálcãs, enquanto o outro mora no extremo sul da América do Sul, "protegido". Ninguém pode dizer que isso é mentira. Basta ler artigos de agosto de 2012, quando o Plato inseriu o Airstrike, em que a Bulgária ameaçou atacar a Argentina via Airstrike e mesmo assim os argentinos continuaram provocando. A coragem deles só acabou quando se viram encurralados (e resolveram colocar a culpa no Brasil por estarem perdendo as batalhas). O curioso é que o Brasil deu 100% de sua força militar naquele período para ajudar os argentinos e foi agradecido com insultos e desrespeito por parte dos hermanos que, como diz o ditado "receberam a mão, mas queriam o braço". E quando eles conseguiram reverter o embate, agradeceram aos países da EDEN e não ao Brasil, que foi o único país lutando integralmente pela Argentina durante toda a guerra contra a Bulgária.

Será que existe espaço para a Argentina entre os nossos aliados hoje?

Não me refiro à questão das amizades. Tenho amigos argentinos, são gente boa, mas refiro à nação argentina. Hoje o Brasil está consolidado com USA, Polônia, Espanha e Chile. É preciso lembrar que foi a Argentina quem desdenhou do Brasil, não o contrário. Sempre foi nosso interesse tê-los conosco na CTRL, mas a EDEN aparentava ser mais sólida e duradoura para eles naquela época.

Evidentemente, eu nem sei se há interesse de ambas as populações de efetivar uma reaproximação. Sei que há muitos argentinos que gostam do Brasil e muitos brasileiros que gostam da Argentina, mas política e militarmente temos tomado decisões distintas e nossa proximidade com os USA (que nunca foram muito queridos pelos argentinos, mesmo no período em que estiveram na TERRA) e com Espanha e Chile (que são inimigos diretos dos argentinos) faz com que qualquer relação seja complicada atualmente.

Pessoalmente, seja qual for o destino da Argentina, espero que eles se encontrem como país, estando juntos ao Brasil ou não. Pelos comentário do artigo, é possível perceber que houve muita divergência na decisão. Resta saber quais serão os próximos passos dos hermanos.




Um grande abraço,
Vigon,
a ovelha negra do eBrasil.

In Omnia Paratus"