[BS] O Pacto do Porto, 2 meses depois

Day 1,794, 11:24 Published in Brazil Brazil by Dio Vigon
Olá,

Para quem não se lembra, há exatos 65 dias, durante meu mandato, o governo brasileiro tentou intermediar uma aproximação entre Portugal e Espanha, com dois objetivos bem concretos:


1. Trazer benefícios econômicos para a Espanha.
2. Manter nossa relação com Portugal.

Eu sempre bati na tecla de que a posição tomada pelo Brasil ao se afastar de Portugal foi estritamente racional e com objetivos bem definidos. Porém, nem todo mundo consegue usar a razão nesses momentos e os portugueses se sentiram traídos e, ao invés de aceitar o acordo proposto no Pacto do Porto, preferiram, à época, "morrer com honra".

A proposta original, inclusive, era mais benéfica do que a atual, já que daria a Portugal os MPPs de EUA e Brasil como garantia defensiva. Mesmo assim foi o Pacto foi rechaçado pelo congresso português que, parafraseando um dos comentários do artigo, preferiu
"morrer de pé do que viver de joelhos".

Considero justa a decisão, já que estava alinhada aos interesses do povo português, mas era evidente que não tratou de uma decisão racional. O congresso foi tomado pela raiva que nutrem contra os espanhóis, pela sensação de desamparado que tinham com o Brasil e talvez pelo vislumbre de que seriam capazes de sustentar uma resistência mais sólida do que a que se apresentou nos meses seguintes.

Pela decisão de rejeitar o Pacto do Porto ter sido tomada durante o furor do momento, eu sabia que mais cedo ou mais tarde, se Portugal se encontrasse em uma situação penosa, um novo acordo seria proposto, com debates mais racionais e com o objetivo de manter Portugal vivo no jogo. Não me surpreendo, portanto, com o Pacto do Norte, que foi proposto recentemente, embora talvez não seja aceito pela Espanha.

Claro, depois de ter sido chamado de "amante de taçardos", "traidor" e outros adjetivos pouco educados, eu poderia ser igualmente injusto e tirar sarro da decisão portuguesa, que hoje é claramente tomada por necessidade e não mais por orgulho. Porém, eu prefiro comemorar que haja pessoas com bom senso em Portugal e capazes de colocar o orgulho de lado para salvar o futuro do seu país.

Não sei quem são os responsáveis, mas parabéns pela iniciativa.


Um abraço,
Vigoncalves86