[AS] Entrevista com os principais partidos políticos

Day 1,261, 16:28 Published in Brazil Brazil by Ministerio da Casa Civil


03 de Abril de 2011 - Dia 1.261 do Novo Mundo

Você pensou que nosso trabalho havia acabado? Acho que só por que estamos no fim da gestão que não teríamos mais atualizações no jornal? Pois bem, cá estamos com o nosso último tópico a ser tratado nesse mês!

Ah, mas e o tutorial de domingo? Uma das minhas maiores dificuldades nessa gestão foi pensar em um segundo tutorial político. Decidi ajudar aos novatos a escolherem, então, um partido. Por isso, essa edição será um "dois-em-um". Primeiro vem um pequeno guia, depois, uma entrevista com os cinco maiores partidos políticos do país!



As suas ideias, opiniões, métodos e ideologia são traduzidas pelo Partido que você participa. Sem dúvidas, para começar de verdade a sua carreira política, você deverá escolher e estar participando de um grupo político.

Quer saber quais são os maiores partidos do eBR? Visite esse ranking no próprio site do jogo. Os mais expressivos são os cinco maiores (PDB, ODIN, PM, ANP e PIL, respectivamente) pois podem lançar candidatos ao Congresso. Os menores (do sexto ao nono, com destaque para o MIB e PSD), se coligam com algum dos "grandes" (cujas ideias são mais próximas) para poder ter representantes no Plenário, por isso perdem força. Se precisarem de uma analogia, uma metáfora, pense nos clubes de futebol.

O partido político é, possivelmente, a coisa mais importante a se escolher no eRepublik. Por isso, nunca escolha um partido por motivos bobos, como, por exemplo, imagem (logotipo), nome ou quantidade de membros. Sempre procure aquele partido cuja ideologia, cujo pensamento, métodos seja o mais próximo do seu. Adianta alguma coisa você entrar naquele bonitinho sendo que eles não tem nada a ver com você?

Não se esqueça de conversar com os membros e com o presidente do partido sobre tal. Converse sobre ele e pergunte sobre os projetos, veja como você é tratado e tire todas as suas dúvidas (sobre a política no jogo, claro).

Por fim, não se esqueça de procurar os meios de comunicação com os outros partidários (por exemplo: IRC, chatgroup, fórum e jornal)! Afinal, não basta entrar em um partido. Há de se participar dele!



Agora que você já tem algumas noções básicas para poder "caminhar com as próprias pernas" e escolher, segue a baixo a entrevista realizada com os cinco maiores partidos do eBR. Peço, sinceramente, que procure se aprofundar nesse tema. Não deixe de falar com os representantes dos partidos menores.

Antes de começarmos, gostaria de três avisos: o primeiro é que tentei ser o mais imparcial possível, por isso evitei fazer escolhas de cunha pessoal e tentei quantificar critérios (um deles, foi a escolha dos partidos que participarão da entrevista [os cinco maiores]).

Outro aviso, é que precisei adiar a publicação desse artigo em um dia para que todos os presidentes partidários pudessem me enviar as respostas da entrevista. Seja qual for o motivo, o presidente do PIL (LFernandoX) não me respondeu. Para a sorte do PIL, a partidária Maria Alice Vergueiro viu um dos meus shouts e respondeu a entrevista.

Mesmo após o adiamento da publicação e os alguns vários shouts que fiz, nem o presidente da ANP (BuenoLucas),nem nenhum membro da mesma se prontificou a dar satisfações (ou seja, nem para negar a entrevista). Espero, apenas, que depois não digam que estou usando meios públicos para ferir a Instituição.

Sem mais delongas, lá vai:



Qual a origem do partido?

PDB: Me reservarei a um resumo, porém bem explicado do que foi a criação do PDB, pois se de tudo eu fosse falar, teríamos história para dias de artigo.

O PDB, muito antes de ser partido, já era um grupo de amigos que nem mesmo conheciam o eRepublik. Amigos que através de um post do membro Bunaly, no Fórum HardMob, conheceram este jogo, e realmente se "encantaram" com o que era a versão beta, no ano de 2008.

De início, muito organizados como sempre haveria de ser, tomavam as decisões e inevitavelmente a ideia de se criar um Partido que representasse seus ideais, o jeito de ser, e a harmonia desse grupo, surgiu. Pensou-se até mesmo utilizar algum partido já existente para alcançar essa "glória" ingame, porém, para eles era muito melhor, provarem que juntos podiam ser os maiores do Brasil, e que o trabalho em equipe deles valia de algo.

Os primeiros a surgirem em discussões, foram o Senate e o Conselho Político, que mesmo sem um partido, já estavam praticamente montados, tudo através de democracia, votação, sem privilégios a mais para alguns, e sim como deveria ser, chegando por mérito.

Vários nomes foram pensados, e o escolhido ao final foi o de Partido Democrata Brasileiro, e em meados de junho/julho de 2008 ele era fundado. Já em seu início conseguiu grandes vitórias, e quase elegeu um Presidente em seu primeiro mês de existência, e sem muitas demoras, em Agosto se tornaria o maior partido do País.

Para os que não sabem, por ter sua origem neste fórum de amigos, até hoje o Senate do PDB funciona ativamente no HardMob, e até mesmo o Símbolo de nosso partido foi baseado na imagem que representa o Fórum.

ODIN: O Partido surgiu no dia 28 de Maio de 2010 (tá [sic] quase fazendo 1 ano *.* [sic]) por iniciativa de alguns jogadores conhecidos como Jazar, dinossauro...

Todos na vida possuem um objetivo, um desejo ou alvo, que são motivos de orgulho quando conquistados. E toda meta atingida é substituída por uma nova, dando mais sentido a nossa vida.

PM: A origem do PM é o Bunaly. Ele criou o partido para que desse suporte aos planos (malucos) dele na época. Essa é a primeira lembrança que tenho do partido, foi quando eu entrei. Desde então ele mudou muito e virou um partido política, de fato.

Observação: o presidente do Partido Militar pediu para que eu procurasse o mmbeuren para responder essa pergunta, já que ele afirmou que não era a melhor pessoa para respondê-la.

PIL: Tudo começou com um grupo de amigos. A maioria só tinha 1 semana de jogo. Mas todos tinham o mesmo ideal: criar um partido inovador para ajudar o eBrasil. Os fundadores tinham a idéia de unir forças com o pouco que tinham, formar um grupo forte e unido, capaz de fazer a diferença. Os veteranos do Partido deram o ínicio ao processo de criação, ajudando os novatos a fundar seu próprio partido político: O PIL. Com a idéia do partido inovador, conseguimos reunir além dos novatos, antigos jogadores... que voltaram ao jogo, ou que voltaram de outros países do eMundo. Infelizmente não jogava quando o partido foi fundado, mais graças a Dio Brando que me iluminou e por acaso colocou o eRepublik na minha eVida e agora faço parte desse partido maravilhoso que é o PIL.



Como o partido funciona internamente?

PDB: Hoje e Sempre, o PDB sempre teve o que chamamos de Senate, mas o que é isso? O Senate é basicamente, a cúpula do Partido, aonde são tomadas as decisões mais importantes para seu futuro, como escolha de congressistas, de Presidentes do Partido e da República, e não menos importante, a escolha de novos membros para o Senate, de maneira que sempre tenhamos o "gás" e a animação de novos membros para continuar movendo o PDB.

Além disso, também existe o Conselho político, que funciona unica e exclusivamente como válvula de escape das decisões nas quais o Senate não chega a um consenso durante votações, e então cabe a estes membros, mais uma votação, na qual se decide a discussão, lógico, com apresentação de motivos, devidas explicações e respeito as outras opiniões.

ODIN: O fórum do partido é dividido em três áreas: a Área aberta, a Taverna de Midgard e o Conselho de Asgard.

Na Área aberta são criados tópicos que contam com a participação de todos os membros do fórum. Membros do partido que possuem acesso a essa área devem pedir a liberação do acesso à Taverna no tópico Postulações à Tribuna.

Na Taverna de Midgard os assuntos mais importantes do partido são discutidos. Os membros que se postularem passarão por uma votação entre os membros da Taverna e serão selecionados a participar ou não da área. Os membros podem se postular quantas vezes quiser se não aceitos previamente. As condições para aceitação são pertencer ao ODIN in-game e ser ativo no fórum.

O Conselho de Asgard é restrito a fundadores e a alguns membros do Partido. Membros da Taverna que quiserem se tornar conselheiros devem postar seus nomes no tópico criado. Aqueles que se postularam passarão por uma votação entre os membros do Conselho para aceitação. As condições para aceitação são atividade partidária, frequência no fórum e atividade no chat do partido.

PM: A maioria das coisas a serem feitas são perguntadas a algumas pessoas que julgo ter o conhecimento para isso ou a um novato qualquer para ver como alguém novo sem intendimento nenhum do jogo acha.

PIL: No PIL tudo é decidido em conjunto no fórum ou nas várias reuniões que marcamos. Quem quiser participar é só aparecer e se manifestar. Incentivamos a participação do novato, seja dando novas idéias para o partido ou através das diretorias, para embasar o que ele aprendeu na Unipil e poder dar um passo maior, ajudando o eBrasil no governo. Criamos diretorias para dividir e facilitar o trabalho interno, são elas: Diretoria de Comunicação, Planejamento Eleitoral, Finanças, Assuntos Internacionais, Central de Relacionamento e UNIPIL. Além disso, nos esforçamos e acho que conseguimos alcançar uma comunicação muito boa através do Boletim do PIL, IRC, Fórum e Pracinha, onde todos os membros podem se encontrar para trabalhar juntos ou colocar o papo em dia 😃 [sic].



Defina o seu partido em uma única palavra e diga um "link" que represente bem o grupo político (por exemplo, "Palavra: Buscador; Link: http://google.com.br/).

PDB: Amizade.

ODIN: Companheirismo.

PM: Em uma única palavra é difícil pois temos vários membros diferentes. No momento julgo ser "renovação" não acho um link para isso e também não entendi muito bem a pergunta.

PIL: Ética.



Defenda porque um novato não deve entrar no partido (você não leu errado).

PDB: Um novato não deve entrar no Partido se ele não quiser. Simples, somos uma democracia e ele tem direito de escolher o que achar melhor para ele, depois que ler sobre nossas normas, sobre como se age no PDB, e ainda sim não gostar, não cabe a nós dizer se deve entrar ou não, e sim a vontade dele, a escolha dele, e é por isso que mais prezamos.

ODIN: Acho que os novatos não devem entrar no ODIN apenas por pensar "Ei, cara, olha só o partido Top2, temos que entrar porra!" --' [sic]. Não acho isto correto. Aconselho todos os novatos a entrarem no partido onde mais se adaptam (mais adaptar significa ter mais coisas em comum, pensamentos, objetivos... e não amigos né 😕 [sic].

PM: Puts [sic] essa pergunta é meio chata e também não gostaria de responder, porém acho justo respondê-la. Não temos uma Assistência Social ainda, não temos gold suficiente para fazer isso.

PIL: Acredito que o novato deveria conhecer melhor o sistema político do eBrasil, principalmente sobre os partidos, conhecer sua ideologia, os seus partidários, a forma como o partido trabalha, entre outras coisas. O novato não deve entrar no partido apenas por afinidade ao nome, mas sim por pesquisar a ideologia, como funciona e como ele se coloca no eRepublik. Se essas coisas batarem com o que ele busca como ética, política e união, aí sim... terá feito uma escolha com discernimento e saberá q o partido q escolheu é sua nova casa, sua familia na comunidade eRepublikana [sic]! 🙂 [sic].



Participe do Fórum do eBrasil. Seções de ajuda, discussões generalizadas, debates entre congressistas, tudo acontece aqui. Cadastre-se agora!

Entre no Exército. Comidas grátis, tickets, armas e amigos em troca de prestar um serviço leal e relevante para a Pátria. Tem coisa melhor do que isso?

Entre no canal #EBR no Rizon. É o canal aonde os brasileiros se reúnem para falar sobre o jogo, sobre a vida, e para dar umas boas risadas. Participe já!

Conheça a eRepublik Wiki. Nela há artigos sobre o passado (e o presente) do eRepublik! Um tutorial de como usar a Wiki pode ser encontrado aqui.

Participe do BrNuke, projeto que fornece armas e comidas aos novatos para eles lutarem.

Caso sua saúde (wellness) esteja baixa demais, entre em contato com a Assistência Social e peça comida.

Assine o jornal do Ministério da Defesa para estar sempre a par das ordens sobre onde lutar.

Precisa de ajuda? Lutou demais? Sem problemas, entre no #cidadania e peça orientação.



Escrito por: Carpanese

Anna_Selvagem
Ministra social

Monkey D. Ruffy, TheNewMark e JeffMacgraw
Assistentes sociais

Carpanese
Editor jornalístico

Raiken, ENQV, ScurosHard e Gustin
Aprendiz