[BS] ERRADO daqui, CERTO daí e VICE-VERSA

Day 1,715, 10:39 Published in Brazil Brazil by Dio Vigon



Olá, pessoal!

Eu gostaria de fazer um comentário a respeito do problema mais recente que tivemos no país: o desmascaramento de Gustavofranco, polêmico cidadão do Novo Mundo.

A fama do rapaz se iniciou no mês passado, quando ele começou uma série de shouts (que beiravam a irreverência e a insanidade) a respeito do candidato à presidência do ODIN na época, o Jazar.



Eu também achei super engraçado a mistura de zoação e retardo mental contida nas mensagens do cara, mas fiz o que acho certo nessas situações: me afastei, pois não é o tipo de gente que gosto de me relacionar, já que não vi nada de positivo vindo dele.

Congresso

O PERSONA acabou colocando o cara como candidato ao congresso. Mesmo que ele fosse blocker, sua candidatura foi feita na principal região do país, o sudeste. Foi um erro de avaliação do partido, pois é enorme a chance de eleger pessoas no Sudeste, pegando vagas ou wildcard, mesmo sendo apenas um blocker.

Ele acabou sendo eleito. É claro que, se ele fosse uma pessoa com todos os pinos no lugar e fosse brasileiro, não haveria problema tê-lo como congressista, mas infelizmente o partido e a grande maioria dos brasileiros foi ludibriada pelo cara.

Este é o momento que, normalmente, outros partidos tendem a sentar o sarrafo no partido que errou. Nós já vimos esse filme diversas vezes e esses momentos costumam ser recheados de acusações, ofensas e contra-ataques. Tenham certeza que não é meu objetivo com este artigo.

Desta vez eu vou precisar da ajuda dos membros do PERSONA para fazer um exercício mental de auto-avaliação. No mês passado, muita gente meteu a boca no Suriat, pelo erro que ele cometeu deixando uma romena concorrer pelo PDB, pois ele não sabia que era uma gringa e a manteve como blocker. Este mês, é bem provável que muita gente queira “contra-atacar” o PERSONA, tendo em vista que também cometeram um erro semelhante.

Claro que há diferença entre os casos, PDB não checou direito os candidatos e o PERSONA confiou demais em alguém que era notavelmente desequilibrado. Porém, no frigir dos ovos, o resultado dos dois erros foi o mesmo: um risco para o Brasil no congresso.

Como para os membros do PERSONA o cimento do erro ainda não secou, eu gostaria de perguntar a opinião deles:

Vocês consideram corretas as ofensas que pessoas de outros partidos estão despejando em vocês?

Vocês acham que estavam sendo justos ao ofender outros partidos em erros anteriores?

Este episódio te fez refletir em maior ou menor grau a respeito da postura que você tem diante dos erros dos outros?


Claro que essas perguntas valem não apenas para os membros do PERSONA, mas para todos os brasileiros que já estiveram na posição de criticar alguém abertamente depois de um erro, ofender de alguma maneira outras pessoas ou partidos ou já errou e se viu num mar de críticas.

Por que somos tão coniventes com nossos erros e com os erros daqueles que estão a nossa volta, mas tentamos desmoralizar os outros quando eles erram?

Não vi o erro do PERSONA como um ato de má fé, assim como não vi má fé em outros erros anteriores envolvendo o congresso e candidatos estrangeiros, por isso eu sei que seus partidários devem estar fulos da vida consigo mesmos, por terem deixado isso ocorrer.

Ninguém gosta de errar, mas algumas pessoas também não gostam de assumir que erraram. Esses sempre vão ter mais dificuldades na vida e vão bater muito mais a testa no vidro do que aqueles que assumem o erro e aprendem com ele. Tenho certeza que todos nós podemos aprender com mais esse erro em nosso país.


Um grande abraço,
Vigon,
a ovelha negra do eBrasil.

In Omnia Paratus"