Qual é a tua? - Presidenciáveis de Janeiro/2013

Day 1,872, 04:40 Published in Brazil Spain by Rosa Violet Carson


Olá, leitores!

Este é o quarto artigo do projeto Qual é a tua?, que entrevista os presidenciáveis de cada mês. Vejo o projeto como uma forma de aproximar a população dos candidatos e incentivar os eleitores a votarem com consciência, somente após conhecer as propostas/equipe e nunca por pura amizade ou partidarismo.

Em Dezembro, Dio Jazar levou a melhor sobre seus concorrentes, deixando Suriatex e BoZoLaTiOn para trás. Desta vez temos uma dupla concorrendo "a sério" que, juntos, angariaram apoio da maioria dos partidos do Brasil, para não dizer a quase totalidade dos apoios possíveis.

As especulações sobre uma Coligação 2.0, onde ARENA+SPARTA+Thunder+PERSONA se uniriam em torno do candidato do PM, o Halas, não se confirmaram, e o que se viu foi a ausência de apoio do ARENA e do Sparta, e o And-Galo angariando bastante apoio entre os partidos menores do eBrasil.

Com o ODIN e o PDB como sustentáculos, o candidato da OrB reverte as espectativas iniciais e vai para as urnas como o favorito a vencer - embora por uma margem pequena, os partidos apoiadores do Halas não devem ser subestimados - na opinião do Magna Veritas.

Será que isso se confirma? Ou os apoios dos grandes que o Halas conseguiu falarão mais alto que os partidos pequenos que apoiam o And? Arena e Sparta podem desequilibrar para qualquer um dos lados, já que estão "de fora". Mas será que seus votos serão direcionados em um dos candidatos ou estarão totalmente dispersos?

Dia 6, com o anúncio do resultado oficial, saberemos.





1) Qual a postura que você, como Presidente, pretende adotar na nossa diplomacia? Os MoFas agirão no teu lugar; em conjunto contigo ou você centralizará todas as conversações?

And-Galo: Meio termo, ou seja, agiremos em conjunto.

Alessandro Halas CAT: Os MoFA's agirão em conjunto comigo. Acredito que é o Ministério mais importante na atualidade, devido às recentes mudanças em nossa política internacional, portanto pretendo acompanhar todas as movimentações nesse aspecto.



2) E nos outros Ministérios? Até onde vai a liberdade dos Ministros para atuar e quais decisões devem sempre passar por ti?

And: Eu acho que a só área de MoFA tem atuar diretamente com o CP. Ou seja, darei certa liberdade para os ministros trabalharem. Porém meu vice e a casa civil estarão fiscalizando eles, e auxiliando se necessário. As decisões que devem passar por mim são: Pedido de Ministro para cortar/incluir alguém na equipe; Decisões que mudem o futuro do país (MF pedir para alterar os impostos, por exemplo).

Halas: Cada Ministro tem certa liberdade de julgamento, até porque escolhi bons nomes e pessoas de confiança, porém eu gostaria de acompanhar o trabalho de todos. Deve ser muito difícil, para não dizer impossível, participar de tudo o que é feito nos Ministérios, como, por exemplo, a publicação de um artigo do MdE, porém vou pedir que me passem todo o cronograma e projeto do mês daquele Ministério. Caso envolva alguma decisão, esta deverá partir de mim.



3) Você (Halas) falou que manterá a SAM suspensa. Isso vai ser até o fim do mandato? Com que argumentos você defende a sua decisão? E você (And) disse que buscará auxiliar as MUs sociais. Por quê?

And: Primeiramente escolhi milicias sociais (desvinculadas de qualquer grupo político), para não haver mimimi's de favorecimentos a X ou a Y. Segundo motivo pelo fato de não termos o privilégio de gastar tantas verbas públicas, e ter um orçamento bem apertado.

Halas: A prioridade do Governo é o projeto Farmer, que visa a autossustentabilidade do Exército, nossa braço estatal. Então, seria muito melhor, na minha visão, finalizar o projeto o quanto antes e pagar os empréstimos feitos com a população. Caso seja possível, podemos conversar com os Ministros da Fazenda e os congressistas sobre uma possível reativação para ajudar pequenas Milícias que realizem projetos sociais, como está/estava sendo discutido no plenário.



4) Você (And) disse que o MD cobrará voto dos soldados do EB, sob pena de corte na distribuição. Como você justifica isso, já que o EB não é subordinado ao MD? E você, Halas, pretende fazer algo do tipo? Antigamente isso era de praxe, hoje caiu em desuso.

And: O EB, assim como o MD são subordinados pelo governo. Então o governo cobrar votos do EB não acho que seja algo errado, pelo contrário.

Halas: Não vejo necessidade. O soldado deve sim, ser incentivado a ler e votar o jornal do Ministério da Defesa, porém não se pode tirar a distribuição (Direito do soldado – conforme Estatuto do E😎 por causa de um mero capricho. Se o soldado segue a ordem do superior e trabalha na Estatal, já preenche os requisitos que o levem a receber a distribuição. Podemos incentivá-los, porém não puni-los.



5) Que garantias você tem que ficará ativo durante todo o mandato?

And: A garantia que estou de férias, e posso me dedicar 100% ao erepublik. Caso ocorra algum problema meu vice estará pronto para assumir.

Halas: Estou de férias na faculdade e no estágio durante o mês de Janeiro. Claro que imprevistos podem ocorrer (espero que não), porém não existe garantia que pode ser dada por qualquer jogador. O que pode ser feito é montar uma boa equipe de confiança, pois caso haja algum problema, eles possam segurar a barra e manter o ePaís em ordem.



6) Se você precisar se ausentar e o vCP também, ao mesmo tempo, quem será orientado a substituir vocês?

And: A casa civil, ou alguém do conselho da Orb;

Halas: Um de nossos Ministros da Casa Civil, o ex-CP Volkofff.



7) Em suas palavras, qual é o seu maior diferencial em relação aos outros presidenciáveis?

And: Acho que meu adversário nas urnas um ótimo candidato. Porém acho que o diferencial é pelo fato de eu estar presente dentro do governo há um tempo consideravelmente bom.

Halas: Meu governo terá a difícil missão de equilibrar as coisas no eBrasil. É difícil? Sim. Impossível? Acredito que não. Tenho boas relações com membros de todos os lugares, desde TROLLs, membros do Exército até CAT’s e acho que isso pode ser bom para tentarmos reaproximar mais as pessoas do eBrasil. É notório que enfrentamos uma enorme dificuldade hoje com relação as escolhas do ePaís, mas se pudermos integrar pessoas de vários ideais nas decisões, trazendo mais transparência e democracia, podemos evitar discussões e um “racha” no nosso querido eBrasil.



8 ) Antigamente existia um projeto de roleplay muito bom em nossa sociedade, a FNB. Tínhamos muitos nobres e eles ajudavam financeiramente o eBrasil a cada mês, enviando golds para manter seus títulos. Era para ter voltado em dezembro, mas a ideia não foi (novamente) para frente. Pretendes tentar retomar o projeto?

And: Tentarei dar continuidade ao pontapé inicial dado esse mês sim.

Halas: Não conheço muito bem o projeto, pois não sou da época de pleno funcionamento do mesmo (acredito). Cheguei a ler no fórum algo sobre isso, porém não tenho conhecimento para fazer tal projeto andar. E sinceramente, não sei se algum Ministro teria a disponibilidade de me explicar o projeto, mostrando os benefícios do mesmo. Portanto estou prejudicado ao responder esta questão.



9) A ABAI sempre gerou controvérsias por "n" motivos, mas até hoje segue funcionando, ao menos no papel (nunca foi extinta). O atual Diretor diz que necessita de divulgação no MdC para alavancar o seu trabalho, pois a equipe atual é pequena e insuficiente. O que você acha de ceder esse espaço? E tens alguma pretensão para a Agência?

And: Eu posso ceder o espaço para ele PUBLICAR porém ele tem de ter a atitude de fazer o texto, e passar para o MdC publicar em nome da ABAI. Não acho que fazer o artigo seria um trabalho para o MdC! Tenho pretensão de usar o trabalho da ABAI (se estiver havendo algum) para/com o ministério das relações exteriores.

Halas: A ABAI sempre tem controvérsias. O grande problema é que eles tem uma necessidade grande de Embaixadores, porém nem sempre utilizam pessoas confiáveis para tal cargo, vide o que quase levou a extinção da ABAI há alguns meses. Como já fiz parte da ABAI como Embaixador, acho que podemos conversar com o responsável pela mesma e colocar algumas diretrizes, fazer algumas exigências para que, em troca, possamos divulgar o projeto com mais “oficialidade”.



10) Qual a sua opinião sobre o início da carreira militar dos novatos? Eles são livres para entrar onde quiserem, sem qualquer interferência, ou deveria haver um esforço maior do Governo para que eles entrassem, por exemplo, na MU do BrNuke e/ou na Supremacia Brasileira, deixando o EB e as milícias maiores para depois, quando estivessem mais "maduros"?

And: Eles devem ser livres para entrarem onde bem quiserem, ENTRETANTO, temos que mostrar os caminhos possíveis, e recomendáveis a se fazer, e deixar a decisão para eles. Mas claro que o BrNuke é um ótimo programa, e que tem que ser apoiado e incentivado!

Halas: Eles são livres, sem dúvida. Porém o dever do Governo é incentivá-los, cada vez mais, a entrarem no programa BrNuke, pois é o único programa oficial do Governo de incentivo a novatos. Depois de passar o período estabelecido no BrNuke, estes devem ser encaminhados ao Exército Brasileiro, nossa força Estatal, porém com a sabedoria de que podem ingressar em qualquer outra Unidade Militar disponível no eBrasil.
Outra discussão que poderíamos formular sobre o projeto BrNuke seria sobre a desmilitarização do mesmo, fazendo com que este vire parte do Governo e não do Exército, porém é uma discussão futura que pode ser colocada em pauta no fórum.



11) Na sua opinião pessoal, a esfera de atuação do Congresso é "ilimitada" dentro das competências que lhe cabem ingame? Em outras palavras, eles tem o poder de decisão em todo o tipo de proposta que podem enviar, ou algumas coisas devem ser subordinadas ao Governo, como MPPs e NE's, cabendo ao Congresso apenas aprová-los/negá-los?

And: Na minha opinião ser congressista não se limita apenas em votar sim ou não nas leis. Eles devem debater sobre as propostas (pelo menos a maioria), e não apenas votar sim ou não. Creio que toda aprovação de lei tem que ser em decisão conjunta Governo ~ Congresso, ou seja, o governo expõe qual é a recomendação para se votar em tal lei, e o congressista analista se acata a recomendação ou não.

Halas: Todos sabemos que o Congresso tem o histórico de ser formado por muitos 2 clicks ou “zumbies do fórum”, ou seja, pessoas que dificilmente entram no fórum e às vezes nem tem conta. Porém eles não devem apenas aprovar/rejeitar um MPP sem saber o motivo. Os congressistas devem ler a discussão sobre determinado MPP no fórum e formar uma opinião sobre tal aliança, deixando de lado o sentimento pessoal e fazendo o melhor para a situação atual do ePaís. Igualmente no caso de NE’s. Se o CP acha melhor aquele NE e os congressistas não concordam, na minha opinião os congressistas devem votar ‘não’, pois eles representam os interesses do povo, não do Presidente e sua Equipe.



12) Se quiser, pode deixar um recado para os leitores do Magna Veritas : ]

And: Olá leitores. Espero que leiam as propostas, equipes de ambos candidatos, além dessa entrevista. O importante é dia 05 votar no candidato que você julgar melhor, e não apenas por ser do partido X ou partido Y; Até porque ao meu ver Brasil > Partido. Abraços, e bom jogo!

Halas: Gostaria de agradecer a oportunidade que estou tendo este mês ao Partido Militar e aos meus amigos que me deram apoio. Todas as respostas foram produzidas por mim, somente, sem interferência de qualquer outra pessoa. Fui sincero em tudo que disse aqui e espero o melhor para o eBrasil, independente de quem vencer estas eleições. Boa sorte ao Galo e Feliz Ano Novo a todos.
\o



Artigos relacionados

And-Galo

[Orb&Tal] And-Galo Presidente - Apresentação

[Orb&Tal] And-Galo Presidente - Propostas

[Orb&Tal] And-Galo Presidente - Equipe



Alessandro Halas CAT

APRESENTAÇÃO - Candidatura CP – Jan/Fev 2013

EQUIPE - Candidatura HALAS - Jan/Fev

Propostas de Governo - CP - Jan/Fev



Perguntas? Críticas? Sugestões? Dê o seu feedback nos comentários!


Ryan Cullen,
Editor do Magna Veritas