ELEIÇÕES CONGRESSO - Jul/2010 - dia 978 - Análise do resultado.

Day 979, 12:55 Published in Brazil Brazil by Jean Liberato
Olá eAmigos!
http://somokon.com/erep/hitcounter.png">

Vamos falar de "política"? Mas o que é a ePolítica? Aqui no Novo Mundo, nos parece apenas mais um jogo, dentro do próprio jogo! Quem é mais popular ganha, e não se tem um trabalho mais sério, tratando-se do Congresso. Fui Congressista por 4 vezes e entendo bem que falta organização de propostas, seja através do plenário do Congresso, ou seja ainda através da organização partidária.


Mas quando chega o dia 25 de cada mês, temos que votar! Não obrigatoriamente, o que nos permite notar a falta de interesse político, do eBrasileiro. Mas este mês algo muito estranho aconteceu, tivemos uma queda muito grande no número de votantes, se compararmos com o mês anterior.

Apenas 984 eBrasileiros votaram este mês (11,45% da população), uma queda absurda de 743 votantes, comparados ao mês anterior (1727 votantes - 20,08% da população). Por que isso? Dois fatores chamam a atenção, um seria o início da Versão 2 (eR Raise) que afastou muita gente do Novo Mundo; outro fator é a morte de muitos babies que vieram através dos Babybooms. Mas uma coisa é certa, o interesse político que já não era bom, ficou ridículo neste mês de Julho de 2010, que por ser um mês de férias na RL, deveria ter ainda mais gente ativa e participante.

Olhando os resultados, podemos afirmar que houve uma forte mudança na composição das "forças" políticas do eBrasil! O novo partido URB estremeceu as bases do país. Vejam nossa análise detalhada por partido:

URB: torna-se o maior partido no Congresso. Obteve 30% das vagas e mostrou para que veio. Ao coligar num mesmo partido 3 grandes siglas, conseguiu principalmente agregar valor na organização dos votos na "Boca de Urna", uma forte característica dos partidos de Esquerda que juntaram-se à UB (USB e ePC😎. Apesar de ser apenas o 5o maior partido brasileiro, demonstrou muita força e organização no dia das eleições, saindo como grande vencedor.

PIL: mantém-se como a segunda força política nacional, tanto em número de filiados, quanto em resultados nas eleições. Mas agora divide a posição no Congresso com o PDB. O PIL destaca-se pela seriedade política com que trabalha, seus Congressistas normalmente fazem balanços de mandatos e tornam públicos seus votos e suas propostas. Mesmo sendo bem organizado, o PIL ficou muito aquém da URB. Elegeu os mesmos 9 candidatos, dentre eles políticos do ODIN. Manteve 22% do Congresso em suas mãos.


PDB: sai desta eleição como o maior prejudicado com o nascimento da URB. Ainda é o maior partido eBrasileiro, mas demonstrou grande fraqueza na organização dos votos partidários, perdendo muitas cadeiras e não convertendo em votos o seu "gigantismo" numérico de mais de 2400 filiados. Faltou seriedade, organização e humildade ao PDB, que começa a cair do pedestal que ocupava, como partido "inatingível". As vezes no futebol usamos o termo "salto alto" para definir uma certa arrogância em campo, talvez o mesmo termo se aplique ao PDB nesta situação.

PRO: aumentou sua participação no Congresso de 17% para 20% (8 eleitos), mantendo a 4a maior bancada, que ganha mais força neste cenário novo, com uma composição política fora do controle de apenas um grande partido, como existia antes em relação ao PDB. Provavelmente o PRO sai muito forte desta disputa, podendo negociar com a URB mudanças tributárias fortes no cenário nacional. Se houver uma aliança PRO+URB qualquer proposta poderá ser aprovada. Basta sabermos o quanto isso irá impactar na vida política do eBrasil, pois a cartilha Liberal do PRO, não é compatível com os ideais socialistas/sociais da maior base da URB. Mas o PRO sai vitorioso nestas eleições.

PM: Continua na mesma, um partido que quer renascer, mas não tem muitas forças para isso. No passado era um gigante "tonto", que vivia dormindo e nada fazia para o bem do país. Já foi e ainda é um grande risco de Take Over no Congresso, mas ainda resiste, eleições após eleições, elegendo uma verdadeira merreca de Congressistas. Lógico que isso refere-se à quantidade de eleitos, apenas 2 congressista nesta eleição. Mas observamos que foi feito um trabalho para concentrar votos, tendo em vista o resultado de Henrique CS, que foi o mais votado do eBrasil (64 votos) nestas eleições. Além dele Harpia Brasil o presidente partidário também elegeu-se. Não se sabe até quando o PM terá forças para sobreviver no cenário político nacional, mas não foi desta vez que morreu, vive, fraco, machucado, na UTI, mas ainda respira sem a ajuda de aparelhos!

Nos vemos no Novo Mundo!

Direto da eRedação.
Jean Liberato - editor.

"A Bússola, orientando você no Novo Mundo!"