Diplomacia brasileira parou no tempo

Day 1,948, 15:54 Published in Brazil Spain by Rosa Violet Carson


Prezados leitores,

Em face da minha fase '2-clicks' apartidária, e do insuficiente tempo que disponho para me dedicar de verdade ao jogo, vou tentar ser o mais direto possível, então não estranhem os artigos se tornarem menores - quando comparados aos mais tradicionais do Magna.





É engraçado ver como algumas coisas nunca mudam. Hoje me peguei relendo os artigos velhos do Magna Veritas, e 'garimpei' um muito pertinente no contexto atual.

Abaixo, a transcrição de um trecho do artigo, na íntegra:

[...] a nossa dependência diplomática. Dependemos, desde não sei quando, dos contatos e amizades dos jogadores famosos e bem relacionados, como o Jazar (Antonio Salgado) e o dinossauro. Um MoFA sendo "repetido" durante meses a fio é um reflexo disso, como já aconteceu mais de uma vez. Se pararmos para analisar friamente as informações "quentes" que chegam ao fórum, podemos perceber que elas são providas sempre pelos mesmos nomes.

O lado bom é que mostra que temos gente conhecida mundo afora, e que estão "por dentro" do que está rolando por aí. O lado ruim é que passamos a depender dessas pessoas. E se eles pararem de jogar? Alguém saberia me dizer quais são os Embaixadores brasileiros nos países aliados? E nos países inimigos? Aliás, nós temos algum Embaixador encarregado formalmente de nos suprir com informações importantes, como os brasileiros bem-relacionados fazem na maior boa vontade, sem maiores obrigações? Pois é.

Na minha opinião, já passou da hora do Brasil formar um corpo ativo e competente de Embaixadores, a serem designados para países estratégicos, para manterem uma representação brasileira formal e, com o tempo, criar amizades com os nativos, construindo uma rede de relacionamentos e informações confiáveis. Soou interesseiro? Pode até ser, mas é assim que as coisas funcionam. Não podemos sequer pensar em sermos uma "potência" se não nos mantivermos informados do que acontece mundo afora.

Informação vale ouro.




Passaram-se incríveis 660 dias desde que publiquei esse artigo, mas é como se ele tivesse sido publicado pela primeira vez no dia de ontem, não é mesmo?

Fica o meu pedido ao Governo Brasileiro que reorganize o Ministério das Relações Exteriores, alvo constante de críticas ultimamente, e reestruture a Agência Brasileira de Assuntos Internacionais, vulgo ABAI.

Levanto essa bola e, desde já, coloco toda a minha experiência nessas duas áreas à disposição.


Att,

Ryan Cullen
Editor do Magna Veritas