Actualização Global (Croácia, AngelDemon, e muito mais!) [Edição Portuguesa]

Day 961, 07:46 Published in Portugal Portugal by S.Ribeiro
8ª Edição, dia 961 do Novo Mundo

Como com certeza já se aperceberam, o mundo tal como o conhecemos foi abalado pela chega da esperada V2. O gold tornou-se cada vez mais importante e a organização militar um factor vital para a sobrevivência de um país. No meio de todas estas turbulências (como a aparição da assustadora galinha sem cabeça no meu ecrã de 5 em 5 minutos), o Global Moustache gostaria de apresentar o seu primeiro artigo nesta nova versão descrevendo os últimos acontecimentos da V1:

eCroácia em sarilhos

Nas últimas horas da V1, a Phoenix (tal como foi já descrito por este jornal) iniciou uma operação impiedosa destinada a arrasar um dos países principais da EDEN: A eCroácia. Assim, duas das regiões mais importantes deste país, Northwest Croatia e Slavonia, foram tomadas pela Hungria e a Sérvia respectivamente. Destaque óbvio para a batalha por Slavonia, onde foram feitos mais de 32 milhões de estragos (mais de 10 milhões destes, feitos pela Deusa da Guerra, a Sérvia). Assim, a eCroácia fica sem duas regiões importantes, perdendo também “Istria and Kvarner” e “Lika and Gorski Kotar” para a Eslovénia.


Quartel Sérvio aberto em Osijek, a maior cidade da Eslavónia

Podemos dizer que os Croatas ficaram com razões de queixa em relação aos seus aliados. Por exemplo... É de lembrar que, quando os americanos precisaram de ajuda em Liaoning, as mobile troops Croatas fizeram mais de 1.300.000 estragos. Nesta guerra, em que os americanos podiam participar graças a um MPP aberto (o que facilita deslocações), apenas fizeram uns miseráveis 750.000 estragos para ajudar a eCroácia. Apesar do ataque ter sido feito no 4 de Julho (feriado nos eEUA), 750.000 é muito pouco para um país do tamanho dos eEstados Unidos… assim alguns trolls dos media (como Ostin 😃) já se aproveitaram deste factor para lançar achas à fogueira e tentar afastar estes dois países.

Assim, os croatas entram na V2, reduzidos a quatro regiões. Reconquistar a Slavonia não será muito díficil (basta que a ePolónia ataque Liaoning ao mesmo tempo, agora que tem o caminho aberto para lá) mas, só o tempo dirá o que é que o futuro reserva para os croatas.

Novo ataque a Rhone Alps

Enquanto os croatas eram massacrados, os eEspanhois, através do seu mais recente animal de estimação, furaram pela península italiana na direcção da Eslovénia, de forma a bloquear este país e, ao mesmo tempo, impedi-lo de se concentrar no ataque à Croácia. No entanto, quer por incompetência espanhola, quer por inteligência Eslovena, esta tentativa fracassou miseravelmente, uma vez que os eslovenos conseguiram bloquear a Espanha no momento certo, mesmo antes dela conseguir ataca-la.

Assim, os espanhóis viram-se obrigados a dar meia volta e, mais uma vez, graças à eItália que alegremente abriu as suas pernas, penetraram em Piemonte para ganhar fronteira com Rhone Alps e tentar re-conquistar a sua colónia. Este ataque, seria uma grande oportunidade de prejudicar seriamente os Húngaros (que ocupam os Alpes neste momento), ao mesmo tempo distraindo-os e impedindo-os de ajudar os Sérvios/Eslovenos a atacar a Croácia.



Os trolls espanhóis rapidamente ficaram com o ego inchado e afirmavam que os Alpes seriam reconquistados facilmente. Porém, nessa altura, os eFranceses e eHúngaros tinham acabado finalmente de assinar um acordo que prevê o arrendamento dos Alpes à Hungria durante quatro meses. Assim, este acordo serviu para reaproximar a eFrança da Phoenix… além disso, este ataque completamente fracassado de eEspanha apenas provou que a eHungria e a eFrança estão unidas de novo (as mobile troops francesas deslocaram-se para esta região, ajudando na sua defesa com quase 500.000 estragos) e não foi suficiente para salvar os seus amiguinhos croatas. Too bad...😃

O contra-ataque do gigante Russo

Graças ao ataque eAmericano contra a Russia (activando os 16 MPPs Russos), o gigante euro-asiático conseguiu não só expulsar as tropas invasoras, mas também contra-atacar com uma ofensiva destinada a tomar o Alaska.


As tropas Russas, exímias no combate em terrenos gelados, arrasaram as defesas americanas no Alaska sem grande dificuldade

Assim, os americanos fracassaram na defesa desta região, perdendo-a para os invasores soviéticos. No entanto, a eRussia não ficou por aí. Lançou um ataque corajoso na direcção de não uma, mas duas regiões polacas (Pommerania e Mazuria), apesar de não possuir qualquer MPP aberto contra este país. Este ataque, na altura, pode ter tido como objectivo distrair os polacos, ou mesmo humilhar a ePolónia uma vez que, durante uma semana, nada poderão fazer para recuperar estas regiões. Assim, surpreendentemente, Pommerania caiu frente aos tanques eRussos, tendo os defesas Polacos expulsado todos os invadores que tentaram conquistar Mazuria. No entanto, tendo em conta os MPPs que a Polónia tem contra a eRussia, não será muito difícil para este país recuperar esta região.


O nascimento de uma nova província: “South eIndonesia”


O fim da V1 ficará também conhecido pela declaração feita pela eIndonésia que afirma que a eAustrália será integrada no arquipélago como uma província deste império. Tudo isto porque, recentemente, os eIndonésios tomaram conta do congresso australiano e, no dia 5 de Julho, conseguiram eleger Sandygee como presidente da eAustrália. Assim que esta semana passar (neste momento não é permitido haver guerras no eRepublik, até os países se habituarem ao novo módulo económico), a eIndonésia anexará parte deste território, utilizando as suas províncias ricas em Titanium para enriquecer o seu país.


Um rapaz imigrante, passeando por uma praia Australiana com a bandeira do seu país, sem qualquer oposição das autoridades eAustralianas, rendidas ao PTO

Neste momento, uma boa parte dos eAustralianos, considera abandonar o jogo (graças também à chegada da V2). Outros manterão a cidadania e mudar-se-ão para países como o eCanadá e os eEUA para reconstruir a sua vida, enquanto esperam por uma oportunidade para regressar ao seu país. Assim, tornar-se cada vez mais difícil para a eAustrália se libertar da rede que a eIndonésia criou à sua volta. A menos que este PTO seja acabado pelos Admins e o seu poderoso ban-hammer, a Indonésia acabou de ganhar tudo aquilo que precisava para sair do seu arquipélago e reconstruir um grande império.

Vitória ePolaca no Peru

Infelizmente para os ePeruanos, a ePolónia conseguiu manter o PTO sobre este país, através da re-eleição de Requel, presidente do ePeru em nome dos polacos. Apesar da maioria do congresso estar sob hegemonia peruana, será impossível neste momento fazer um impeachment ao presidente. Assim, este país continuara a ser uma colónia polaca…
Veremos se, com a maioria no congresso, os ePeruanos continuarão tornar a vida dos “toveros” polacos cada vez mais difícil.


Para acabar esta edição: Foi pedido que fizesse um artigo em que falasse sobre o que é que o jornal prevê sobre o futuro político na nova versão. Fica aqui o pedido de desculpas em relação a esse tema, uma vez que este jornal não assume como sua função principal fazer previsões sobre o futuro, ainda por cima, um futuro tão incerto como esse. O Global Moustache prefere para já concentrar-se na análise do mundo e deixar tais previsões para analistas políticos mais experientes (ePortugal está cheio deles) 😉. Assim, e para comensar, o nosso próximo artigo (e uma vez que não haverá guerra durante esta semana), terá como tema uma área completamente diferente no qual este jornal nunca se aventurou: “Como criar um babyboom”


Votem e comentem por favor! 😉