Conflitos Latino Americanos - Argentina vs Bolívia

Day 1,105, 06:36 Published in Brazil South Korea by Isseei

Continuando com o tema sobre os conflitos na América Latina, abordemos agora as tensões entre a Argentina e a Bolívia.

Histórico da rivalidade Bolívia-Argentina
Não é de hoje que tanto a Argentina e a Bolívia tem os seus atritos. Ambos os países já sofreram com uma guerra no passado, ainda nos tempos aureos do eR quando Brasil e Argentina estavam em campos opostos da frente de batalha... Nesta época o expansionismo argentino sobre os países do continente constituia uma ameaça real ao nosso país e sobre a soberania das nações vizinhas. O Brasil foi em defesa da Bolívia contra os Argentinos, fato este que os bolivianos são até hoje gratos pela ajuda prestada.

Histeria boliviana
A desconfiança contra os argentinos perdura até hoje e mesmo quando o continente estava unido sobre uma mesma aliança regional (ALA), os bolivianos viviam temendo uma invasão dos argentinos.
O fato é que tal medo consumia de tal modo toda a população que se tornou cotidiano acusar os argentinos de cobiçar seus territórios e suas riquezas naturais baseada muitas vezes em teorias conspiratórias mirabolantes e acusações sem nexo algum com a realidade. Os bolivianos não contentes com isso, tentavam de algum modo convencer outras nações sobre emergência da situação e que estes também poderiam ser alvos dos argentinos.
A histeria foi tanta que contaminou a aliança ALA e a Argentina e o Brasil foram inundados de acusações sobre as intenções destes ao formarem uma subaliança entre si e com a Indonesia (formando a aliança BIA). Acusavam a BIA de tentarem tomar o controle sobre os territórios do Peru e da Bolívia. Por esses e outros motivos que a Aliança Latino Americana se dissolveu com a saída do Brasil e da Argentina da mesma.

A rivalidade perdurou por todo esse tempo e tanto o Brasil quanto a Argentina resolveram praticamente ignorar os países vizinhos para se concentrar com os objetivos e campanhas da Phoenix.
Com a dissolução da ALA a proteção real que os bolivianos tinham contra as possíveis pretensões argentinas desapareceram. Ao que parece eles cavaram a sua própria cova...
Bem, entre as alternativas da Bolívia para se defender seria se aliar a alguma aliança, como a aliança regional pós-ALA não constituia uma cobertura suficiente, os bolivianos tinham quatro alternativas...

Bolívia solitária?
A primeira alternativa seria propor um acordo de não agressão com a Argentina. Isso seria válido se houvesse alguma traço de confiança entre as duas nações para que o acordo não fosse quebrado. Os bolivianos recusaram tal idéia.

A segunda alternativa seria se aliar unilateralmente a alguma grande nação, de grande poder militar e econômico. A resposta natural seria o Brasil. Mas mesmo o Brasil tomando uma atitude de não intervenção no continente, os bolivianos julgaram que em eventual conflito entre argentinos e bolivianos o Brasil preferiria ajudar os seus aliados naturais, os argentinos. Polônia e Espanha? Também prefiririam ajudar a sua aliança EDEN do que se preocupar com a Bolívia...

A terceira opção seria se aliar a Phoenix, a mesma aliança do Brasil e da Argentina, deste modo como parte integrante da mesma aliança a Bolívia estaria salvaguardada? Certo? Não, imaginaram o governo boliviano, pois assim como a ALA fracassou em uma suposta invasão argentina, a Phoenix também poderia fracassar.

A quarta opção, escolheram os bolivianos, por seu orgulho patriótico seria a ideal...
Uma aliança com a EDEN!!! Estariam mais seguros do que se estivessem em uma aliança unilateral, pois seriam membros da poderosa EDEN, que vem infligindo grandes derrotas a Phoenix.
Mesmo sendo uma opção suicida, não há erro de que a EDEN lhe forneceria ajuda material e pessoal suficientes para conter um ataque platino!!!
O Brasil se manteria seguindo sua diplomacia de não intervenção...
E os argentinos não teriam foças suficientes para se opor a EDEN na Bolívia...
Os argentinos não pensam duas vezes, essa provocação teria retaliação...

Pesadelo boliviano se torna realidade
Os argentinos devem estar se sentindo realizados, pois poderá liberar todas as suas intenções expansionistas sem medo de sofrer retaliações por parte de qualquer outra nação do continente, principalmente do Brasil, que praticamente virou as costas para o conflito e resolveu ignora-lo.
Também poderá conquistar os tão desejáveis recursos bolivianos tão necessários para a sua economia e como bonus poderá se vingar dos bolivianos por todos os seus atos.
Mas quem realmente deve estar mais feliz com esse conflito são os próprios bolivianos, pois...
ELES ESTAVAM CERTOS!!! Definitivamente estavam certos sobre a invasão argentina!!!
Como fomos tão cegos??
Seria cômico se não fosse trágico... Ainda que os próprios bolivianos contribuiram para a sua própria invasão, não deviam ter previsto que os conflitos seriam tão ferozes...

E a ajuda da EDEN??
Os argentinos começam a invasão, a justificativa na mídia argentina seria o de libertar o povo boliviano das garras de um governo fantoche pró-EDEN, ao mesmo tempo que isso ocorre, eles tomam o controle sobre cada esfera do governo boliviano, minando-o de dentro para fora.
A ocupação argentina se arrasta, sem qualquer oposição significativa. A mídia boliviana começa a se perguntar porque a ajuda da EDEN não chega? E qual o motivo da Bolívia não estar constando na lista e na bandeira da EDEN? Até a Noruega, país menos populoso consta na aliança!!! Uma crise de identidade contamina a população, foram eles enganados?

A aliança de conveniência que EDEN fez com a Bolívia seria apenas uma prerrogativa para instalar um novo pólo de instabilidade na América Latina, o objetivo era fazer com que outros países da região vissem o Brasil e a Argentina como ameaça para a soberania de suas nações.
Com a invasão da Argentina, ainda que pontuais, começam a se alastrar na mídia regional sobre a possibilidade dos países da região se contrapor ao domínio platino-tupiniquim, com uma aliança com a EDEN. Muitos rechaçaram tais idéias, mas começa a haver posiçôes contrárias ao protagonismo do Brasil e Argentina.

A ajuda da EDEN chega na forma de RWs das regiões ocupadas, mas não foi por causa da Bolívia e sim como parte de manobras espanholas para desviar a atenção dos argentinos na ofensiva do Brasil em território espanhol. Os bolivianos estão cientes disto?

E claro que os argentinos, após conquistar todas as regiões bolivianas com exceção de Santa Cruz, pois como disseram os próprios, não é do interesse argentino exterminar os bolivianos.
Lembrem-se os argentinos estão tentando depor um governo... não é pelos recursos...Claro...
Acho que os bolivianos prefeririam ser exterminados do mapa a sofrer essa humilhação...

Brasil no Conflito
Continuamos nossa diplomacia de não intervenção mesmo sendo um inimigo declarado o nosso vizinho.
Argumentam que não é do interesse brasileiro ocupar nossos "irmãos", pois ja temos todos os recursos necessários para nossa existência, como se as guerra só se tratassem de recursos naturais...
Nos esforçamos tanto na vida real quanto no eR a parecermos uma nação de boa vontade e conciliadora, amigos de todas as nações. Aguentamos agressões e acusações, ajudamos e até perdoamos.
Devemos agir pelos nossos interesses ou devemos agir pelos interesses em comum?
Devemos ser uma Argentina ou devemos ser um gigante adormecido?