Entrevista a teXou, Presidente de ePortugal - fevereiro de 2014

Day 2,272, 08:36 Published in Portugal Portugal by nunopeb1

Depois da tomada de posse do novo Presidente de ePortugal o "Penso logo Escrevo" solicitou uma entrevista exclusiva ao mesmo, de forma a clarificar os cidadãos portugueses.
Assim sendo, este é o resultado da entrevista efetuada, a teXou, CP de ePortugal de fevereiro de 2014:



Já de seguida apresento o CP de ePortugal:



A entrevista:

Penso logo Escrevo - As ultimas eleições presidênciais terminaram com a sua vitória. Tem alguma mensagem que gostaria de deixar a todos os cidadãos que votaram em si e mesmo para os que não votaram?
teXou - As eleições estão por trás de nós.
A partir desse momento, eu considero-me como CP de ePortugal e de todos os seus eCidadãos.

Penso logo Escrevo - Como considera que correram as eleições?
teXou - Obviamente, da melhor das formas.

Penso logo Escrevo - O que tem a dizer ao seu principal adversário, ou seja, ao que terminou as eleições em segundo lugar?
teXou - Quem terminou em 2°, foi o AMS Matias mas por razões que lhe são próprias, ele preferiu fazer de maneira que não se possa constatar a sua nova derrota..

Penso logo Escrevo - Quais são as principais linhas orientadoras para este este seu mandato?
teXou - Fazer tudo para consolidar a posição de ePortugal na futura aliança.
Gerir da melhor forma as escolhas dos MPP’s e dar TODO o nosso apoio e carinho aos aliados.

Penso logo Escrevo - Quais as principais metas a atingir até ao fim do seu mandato?
teXou - Que a posição de ePortugal esteja consolidada e que sejamos um ator nessa nova realidade. Que eEspanha esteja a sentir o peso dos seus erros. Termos as nossas regiões originais.

Penso logo Escrevo - O que irá mudar face á sua postura agora que ocupa o lugar de CP?
teXou - Porquê, há algo para mudar? ...

Penso logo Escrevo - É do conhecimento publico que teve vários partidos a apoiar a sua candidatura. Como conseguiu o apoio dos mesmos?
teXou - Depois da preparação do programa e da equipa enviei aos partidos TOP10 a minha folha de trabalho. Certos partidos não presentes nesse TOP10, mas que souberam que ia apresentar uma candidatura, entraram em contato comigo e pediram-me o dito programa...

Penso logo Escrevo - Pensa seguir as mesmas pisadas do seu antecessor, ou será um CP diferente daquele que terminou agora o seu mandato? Porquê?
teXou - Este mandato será um mandato de continuidade nos objetivos a alcançar e nas ambições para ePortugal. Mas ... Será sempre diferente, porque sou diferente. 😃

Penso logo Escrevo - Quando escolheu as equipas dos diferentes ministérios quais foram os requisitos que os diferentes portugueses tinham que cumprir para integrarem as mesmas?
teXou - Pessoalmente só escolhi 2 coisas: os ministros e os meus conselheiros.
Porque, eles, vão ser os meus mais próximos parceiros neste mandato e irei partilhar com eles um mês de mandato e de problemas para resolver. Tenho de ter a certeza que seja pela experiência adquerida em governos passados e/ou pelo poder de análise que eles possuem sempre para atuarem da melhor das formas ou me dêem o conselho certo.
A partir daí, os ministros tinham/têm toda liberdade na escolha dos membros da sua equipa. Só me arroguei um direito de veto se alguem não me convinha. O seu uso não foi necessário.

Penso logo Escrevo - Muitos afirmam que as caras do governo são sempre as mesmas. Concorda? Porquê?
teXou - Infelizmente, tenho de concordar ... MAS ... porque há sempre um MAS. Mas, os disponíveis para trabalhar em prol da eNação são também sempre os mesmos. E isso por limitações devido às obrigações da vida real (trabalho, família, estudos) e/ou por escolha pessoal.
De todas as formas, como já viram, este governo está aberto a novos nomes. E espero que a experiência acumulada por eles este mês sirva no futuro.

Penso logo Escrevo - Qual a sua opinião sobre novos “jogadores” poderem integrar equipas nos diferentes ministérios?
teXou - Como já respondido acima ... é uma “obrigação” para podermos preparar os futuros políticos e governantes desta comunidade.

Penso logo Escrevo - Assinámos vários MPP´s durante o anterior governo. O que pensa sobre os mesmos?
teXou - Todos eles foram escolhidos de maneira acertada em função das informações disponíveis nesse momento. Com o tempo uma melhor definição está a ser realizada.

Penso logo Escrevo - Qual a política que pensa seguir em relação à assinatura ou não de MPP´s?
teXou - Prioridade dada aos aliados que sempre foram fiéis e que sempre nos deram grande apoio.
Depois vêm os necessários para termos uma certa homogeneidade nos MPP’s entre aliados e/ou membros da futura aliança.
Ter MPP’s cruzados é sempre uma situação de desconforto, de frustração ou mesmo de desentendimento.

Penso logo Escrevo - Acha possível que ePortugal possa agora vir a entrar numa aliança? Se sim, com que países?
teXou - A resposta é SIM sem dúvida nenhuma. Por razões óbvias, pelo momento, não posso ir muito mais além ... mas uma análise dos nossos MPP’s vai dar muita informação.

Penso logo Escrevo - Vimos nos últimos dias os eEUA a lançar NE a Portugal e logo de seguida eEspanha. O que pensa acerca desta situação, que pelo que se pôde observar foi mais um jogo da parte da Espanha do que uma simples coincidência?
teXou - Estou convencido que o plano deles era de nos darem wipe o mais rápido possível. Só, que mais uma vez, seja por desprezo do nosso valor belicista, ingenuidade e/ou fraca análise estratégica as coisas não correram como eles pensavam.

Penso logo Escrevo - Neste momento temos os nossos territórios nas mãos dos eEUA, o que vai fazer o governo a respeito desta situação?
teXou - O NE dos EUA já fechou, era o objetivo ... agora vamos tentar recuperar os nossos territórios de qualquer das maneiras, seja ela diplomática ou não.

Penso logo Escrevo - Qual a politica que o governo pensa seguir em relação à eEspanha?
teXou - A definida no meu programa: Manter uma postura firme perante a eEspanha. Não se negociara qualquer tipo de pacto de não agressão com Espanha que não seja objetivamente proveitoso para os nossos interesses.

Penso logo Escrevo - Continuaremos a conquistar territórios á eEspanha ou deixaremos isso para a eRoménia que acabou de lançar AS a esse mesmo país?
teXou - Cada vez que seja possível iremos conquistar territórios eEspanhois.

Penso logo Escrevo - Qual será o envolvimento de ePortugal nesse AS?
teXou - eRoménia como verdadeira aliada decidiu vir ajudar ePortugal.
Temos de agradecer do fundo do nosso eCoração por essa ajuda totalmente voluntaria e desinteressada.

Penso logo Escrevo - Como pensa que será a sua relação com o atual congresso?
teXou - Pelo momento está ótima e assim espero que ela continue.
Todos nós, Congresso e governo, trabalhamos pelo melhor de ePortugal numa atmosfera de respeito e de ajuda mútua. Cada um de nós tem consciência dos eMomentos que estamos a eViver.

Penso logo Escrevo - Como considera a atuação do recém eleito congresso?
teXou - Fora um elemento incontrolável e que age de maneira descabida tudo se passa da melhore maneira.

Penso logo Escrevo - O que pensa que irá marcar este seu mandato de governação? Positivamente e negativamente.
teXou - Estamos no início do mandato e é muito difícil de responder porque as expectativas são importantes. Muito coisa vai/pode acontecer este mês.
Prefiro não comentar muito... mas simplesmente afirmar que tudo será sempre feito pelo melhor de ePortugal.

Penso logo Escrevo - Quer deixar alguma mensagem aos cidadãos ePortugueses?
teXou - Os eMomentos que vivemos são emocionantes e terão um grande impacto nos próximos meses. Temos todos de dar o nosso melhor e talvez nos sacrificar de uma certa forma ... mas o sonho é tão lindo que temos de nos dar às possibilidades de o realizar.

"Não perguntes o que a tua pátria pode fazer por ti. Pergunta o que tu podes fazer por ela." JFK

Agradeço pelo tempo dispensado.
Por: nunopeb1