Entrevista a leal9001, Presidente de Portugal - dezembro de 2013

Day 2,215, 19:04 Published in Portugal Portugal by nunopeb1

Depois da tomada de posse do novo Presidente de ePortugal o "Penso logo Escrevo" solicitou uma entrevista exclusiva ao mesmo, de forma a clarificar os cidadãos portugueses.
Assim sendo, este é o resultado da entrevista efetuada, a leal9001, CP de ePortugal de dezembro de 2013:



Penso logo Escrevo - As ultimas eleições presidênciais terminaram com a sua vitória, tendo já ocupado vários cargos em vários governos. Tem alguma mensagem que gostaria de deixar a todos os cidadãos que votaram em si e mesmo para os que não votaram?
leal9001 - Penso que sim. Acho que devo agradecer a todos os que votaram em mim e espero que cumpra da melhor forma em função das expetativas deles. Em relação aos que não votaram, espero que me indiquem as razões para não o terem feito e que eu os consiga contradizer da melhor maneira possível.

Penso logo Escrevo - Como considera que correram as eleições?
leal9001 - Acho que correram belissimamente. O nosso projeto conseguiu uma maioria esmagadora e isso mostra não só a força do nosso projeto mas também o acreditar dos portugueses numa continuação de um governo que os serviu nos passados governos. Realisticamente, não digo que não estava à espera de uma vitória, até porque as alternativas, a meu ver, eram bastante fracas, mas que fiquei impressionado pelo resultado, fiquei sim senhora.

Penso logo Escrevo - O que tem a dizer ao seu principal adversário, ou seja, ao que terminou as eleições em segundo lugar?
leal9001 - Acho que só lhe tenho a dizer que há Gaviscon à venda em todas as farmácias ao longo do país e que devia retirar algum do seu tempo investido em mandar vir e dizer disparates para o colocar em algo que o beneficie mais.

Penso logo Escrevo - Quais são as principais linhas orientadoras para este este seu mandato?
leal9001 - A nossa linha orientadora será sempre de servir Portugal ao mais alto nível, isto é, defender os interesses dos nossos jogadores a todos os momentos. Isto pode parecer muito vago, e até acho que seja vago, mas não temos nenhuma linha a não ser dar o nosso melhor em prol do nosso país, saber ouvir criticas e mudar em função do que nos é dito.

Penso logo Escrevo - Quais as principais metas a atingir até ao fim do seu mandato?
leal9001 - As principais metas serão: a criação dos projetos de manutenção de jogadores da parte do MDS bem como a tentativa de “obtenção” de jogadores pelas equipas SPAM e etc; criação de amizades diplomáticas fortes a partir das divulgações do MoFA e das conversas com outros países; fortalecimento dos núcleos de amizade existentes.

Penso logo Escrevo - O que irá mudar face á sua postura agora que ocupa o lugar de CP?
leal9001 - Considero que seria errado mudar de forma alguma a minha postura. Não acho que tenha uma postura errada, quase ninguém me alertou da minha postura, antes pelo contrário, muitos me aplaudem pela minha calma em quase todas as instâncias.

Penso logo Escrevo - Qual a equipa que o vai ajudar ao longo do seu mandato, ou seja, quem vai ocupar os diferentes cargos nos diferentes ministérios, ou seja, ministros e vice-ministros?
leal9001 - A equipa está toda presente na minha candidatura: http://www.erepublik.com/en/article/2348364/1/20

Penso logo Escrevo - É do conhecimento publico que teve vários partidos a apoiar a sua candidatura. Como conseguiu o apoio dos mesmos?
leal9001 - Não foi muito difícil até. Apenas enviei uma mensagem privada aos líderes dos partidos que acreditava que iriam ver vantagens em apoiar a minha candidatura com um pequeno resumo dos planos e com a equipa. Nalguns casos como no PD e no PCeP tive que frequentar a reunião de escolha do candidato respondendo a perguntas sobre o programa. Em todos os casos tive um feedback muito positivo e até me ajudaram com membros para a equipa e com ideias para o programa.

Penso logo Escrevo - Existem muitos portugueses descontentes com a principal figura do governo anterior, ou seja, o CP pois o mesmo quase nunca se dirigia aos portugueses e a dada altura nem se sabia se ele ainda existia. Pensa seguir as mesmas pisadas, ou será um CP diferente daquele que terminou agora o seu mandato? Porquê?
leal9001 - Sem dúvida que tentarei mudar, até como já o expliquei na candidatura… Apesar de uma grande pessoa e um bom amigo, acabo os meus 3 mandatos como MoFA sabendo que não houve uma liderança nos ministérios e que os ministérios praticamente se controlavam a si próprios. Isto até foi algo bom atenção! Isto porque há mandatos onde os ministérios estão muito dependentes do CP, e isso é muito pior quando temos um líder algo ausente. Em suma, a atuação do CP não foi negativa nem positiva, mas a atuação do governo em geral foi muito positiva.

Penso logo Escrevo - Quando escolheu as equipas dos diferentes ministérios quais foram os requisitos que os diferentes portugueses tinham que cumprir para integrarem as mesmas?
leal9001 - Requisitos? Não houve nenhum requisito formal. Apenas apostei nas caras para a continuação a liderar os ministérios e na junção de novas caras nas suas equipas para serem os próximos a liderar. No caso do MoFA escolhi um dos meus vMoFAs do mês passado. No caso do MoD apenas houve troca entre o ministro e o vice-ministro mantendo assim a regularidade do mês passado. No caso do MoF tive que inventar um ministro. Escolhi o Dr. Dog porque sou fã do trabalho dele e estava certo que ele iria fazer um ótimo trabalho. No MDS tive também de inventar um pouco. Escolhi o Sir Einstein porque é um antigo MDS múltiplas vezes e porque tem mais do que experiência governativa para comandar um projeto tão importante como é o do Babyboom.

Penso logo Escrevo - Muitos afirmam que as caras do governo são sempre as mesmas. Porque não deu oportunidade a outros de fazerem parte da sua equipa?
leal9001 - Claro que sim. Quando são sempre os mesmos a dar a cara, como é possível escolher outras caras? Penso que só uma ou duas pessoas que me perguntaram se podiam fazer parte do governo eu rejeitei. E rejeitei porque não gosto da sua atitude ou do seu trabalho e porque a sua presença iria prejudicar o governo. Irá ser aberto um programa de estagiários onde todos se poderão candidatar a ajudar. Quem quiser, de facto, ajudar, deve preencher a candidatura e ganhar experiência para serem os próximos a liderar.

Penso logo Escrevo - É defensor de portugueses acumularem vários cargos tanto no governo como no congresso? Porquê?
leal9001 - Se acho que os portugueses devem poder estar no governo tanto como no congresso? Sim. Se acho que um membro do governo deve poder ser Representante dos Congressistas? Efetivamente que não. O representante deve ser uma figura imparcial aos dilemas do congresso e do governo, sendo a ponte entre os mesmos. O caso do ReiLusitano como Representante no mês de Novembro foi um caso muito especial porque não havia nenhum congressista com disponibilidade para assumir o cargo que não fizesse parte do governo. Desta feita, o ReiLusitano chegou-se à frente e penso que todos podemos concordar que ele fez um ótimo trabalho sendo imparcial a todos os momentos mesmo sendo Ministro das Finanças.

Penso logo Escrevo - Qual a sua opinião sobre novos “jogadores” poderem integrar equipas nos diferentes ministérios?
leal9001 - Penso que têm todo o direito de o fazer. Já o disse previamente na entrevista aliás. Irá sair durante o meu mandato e peço a todos que queiram ajudar para darem o vosso contributo porque precisamos de vocês.

Penso logo Escrevo - Já foi abordado pelo facto de um mesmo português ocupar o lugar vice-MoFA e MoDS, por exemplo. Porque o fez? Será que não havia mais nenhum português com capacidade para tal?
leal9001 - Já fui sim senhora. Só uma vez, mas fui. Passarei a explicar então. O Einstein fazia parte da minha equipa do MoFA e achei por bem, como fez um bom trabalho, que continuasse no MoFA e até subisse para vMoFA e assim ficou. Mas no MDS, faltava alguém com disponibilidade suficiente para o liderar, eis que o Einstein se chegou à frente e disponibilizou-se para tomar a pasta desde que houvesse repartição de trabalho entre os vários membros. Se é triste haver uma pessoa a tomar dois cargos ao mesmo tempo? É um pouco. Só aconteceu porque não havia mais ninguém em quem eu confiasse plenamente para assumir a pasta em perfeitas condições e que tivesse disponibilidade para o fazer.

Penso logo Escrevo - Continuamos sem os nossos territórios originais. O que pensa fazer a respeito?
leal9001 - Pois é… Mas não há muito que possamos fazer militarmente contra um adversário tão forte. Teremos que esperar por desenvolvimentos diplomáticos para melhorar a nossa situação. Até lá é lutar pela nossa liberdade o melhor que possamos.

Penso logo Escrevo - Sabe-se que eEspanha já falou num novo acordo. Está disposto a assinar um? Quais os fundamentos para tal?
leal9001 - Sabes mais que eu então. Este mandato ainda não fomos contactados por Espanha nem os iremos contactar. Porquê? Porque um acordo não é da nossa total necessidade. Agora a nossa prioridade são os aliados. Depois de construirmos uma irmandade capaz de fazer frente a Espanha talvez possamos fazer um acordo com Espanha que nos dê o que queremos.

Penso logo Escrevo - Na sua opinião a TWO irá quebrar como apontam os últimos dados ou irá manter-se unida por muito mais tempo?
leal9001 - As fricções na TWO são bem visíveis. Se vão durar algum tempo ou se vão decair em breve só Deus sabe. A minha aposta será que a TWO não cairá neste mandato mas entre o próximo e o mandato a seguir. Porquê? Porque os líderes dos países da Eslovénia e da Sérvia são pro-SPoland, o que significa irão tentar cimentar estas rachas para que não sejam visíveis. Mas caso isto não aconteça no próximo mandato, quem sabe se o peso interno não a fará colapsar…

Penso logo Escrevo - Se a TWO não se dividir em dois acha possível ePortugal algum dia vir a entrar na mesma?
leal9001 - Penso que neste momento não nos compensa em nada entrar numa aliança com as fragilidades da TWO. É certo que temos lá alguns amigos mas também temos lá alguns inimigos. Seria uma jogada muito má entrar numa aliança onde alguns membros lutam para que nós tenhamos uma condição pior. Vamos sim lutar pelos nossos aliados na TWO e fora da TWO independentemente da sua aliança em papel.

Penso logo Escrevo - Como pensa que será a sua relação com o atual congresso?
leal9001 - Espero que seja a melhor possível porque o Congresso tem um papel vital nas decisões do país. Temos é o azar de ter um Congresso pequeno com jogadores pouco ativos e isso pode atrapalhar um pouco o executivo. Teremos que nos unir para o melhor do país.

Penso logo Escrevo - Como considera a atuação do recém eleito congresso?
leal9001 - Como já disse antes, penso que o congresso é composto por jogadores pouco ativos e pouco experientes, e isto pode complicar bastante as relações entre os dois órgãos.

Penso logo Escrevo - No seu ponto de vista, a relação entre os dois órgãos deve ser pautada porque princípios?
leal9001 - O Congresso deve ser imparcial e decidir sempre pela vontade do povo. O Governo deve respeitar a vontade do Congresso e agir em conformidade.

Penso logo Escrevo - O que pensa que irá marcar este seu mandato de governação? Positivamente e negativamente.
leal9001 - Positivamente espero que seja o Babyboom e a manutenção de uma grande quantidade de jogadores. Negativamente obviamente não quero que seja nada mas muito provavelmente será a continuação de uma situação geopolítica precária que tudo faremos para que não aconteça.

Penso logo Escrevo - Qual a política que pensa seguir em relação à assinatura ou não de MPP´s?
leal9001 - Vamos assinar de certeza 6 MPPs: Argentina, Bolívia, Colômbia, Roménia, Turquia, Uruguai. Os outros logo se verão.

Penso logo Escrevo - Quer deixar alguma mensagem aos cidadãos ePortugueses?
leal9001 - Queria apenas deixar a mensagem de que nos devemos unir todos pelo bem comum e nos deixarmos de guerras que separam a comunidade.

PODER
PUJANÇA
PORTUGAL

Agradeço pelo tempo dispensado.
Por: Diretor de Redação