Entrevista a GossypPT, Presidente de ePortugal - janeiro de 2014

Day 2,241, 16:01 Published in Portugal Portugal by nunopeb1

Depois da tomada de posse do novo Presidente de ePortugal o "Penso logo Escrevo" solicitou uma entrevista exclusiva ao mesmo, de forma a clarificar os cidadãos portugueses.
Assim sendo, este é o resultado da entrevista efetuada, a GossypPT, CP de ePortugal de janeiro de 2014:



Penso logo Escrevo - As ultimas eleições presidenciais terminaram com a sua vitória, tendo já ocupado vários cargos em vários governos, inclusive o de CP no mês de março do passado ano. Tem alguma mensagem que gostaria de deixar a todos os cidadãos que votaram em si e mesmo para os que não votaram?
GossypPT - Aos muitos que votaram deixo um agradecimento a todos por continuarem a confiar nas nossas capacidades. Aos restantes faremos o nosso melhor por provar que estavam errados.

Penso logo Escrevo - O que o fez voltar a candidatar-se depois de tantos meses desde a sua última eleição?
GossypPT - Sempre quis voltar a candidatar-me com mais experiência e mais conhecimento do jogo. Estava à espera do momento ideal.

Penso logo Escrevo - O que mudou da sua primeira eleição para esta?
GossypPT - Mudou a situação diplomática do país. Em Março não tinhamos o mesmo respeito e interesse por parte dos nossos aliados. Eramos quase um país isolado, após a saída da EDEN nas circunstâncias que sabemos. Não tinhamos também a mesma organização e capacidade militar (fruto do excelente trabalho de algumas MU’s).

Penso logo Escrevo - Como considera que correram as eleições?
GossypPT - De forma normal e pacífica.

Penso logo Escrevo - O que tem a dizer ao seu principal adversário, ou seja, ao que terminou as eleições em segundo lugar?
GossypPT - Limito-me a felicita-lo pelo resultado obtido.

Penso logo Escrevo - Quais as principais metas a atingir até ao fim do seu mandato?
GossypPT - Reforçar a posição diplomática do país no eMundo, melhorar drasticamente a comunicação do Governo com a população e promover a evolução e atividade da comunidade. Neste último ponto não prometemos Babyboom. Queremos acima de tudo solidificar um projeto que permita reter os novos jogadores e permita ao Governo realizar o tão esperado Babyboom. Se for possível avançaremos com ele ainda neste mandato.

Penso logo Escrevo - Foi criticado pelo facto de no seu programa afirmar uma aproximação ao eCanadá e ao eChile. O que tem a dizer sobre este tema?
GossypPT - Entendemos que precisamos de reforçar a posição diplomática e alargar o nosso “leque” de aliados. O eCanadá foi um grande aliado no passado e que demonstrou vontade de se reaproximar e esquecer algumas divergências. O eChile foi um país que lutou bastante por nós contra eEspanha e nos deu variado apoio. Como dito no artigo de Tomada de Posse a aproximação ao eChile está suspensa. Nunca iremos contra os interesses da CUA.

Penso logo Escrevo - Houve um português que afirmou que é um defensor dos espanhóis e que noutros tempos nos levou á situação que hoje atravessamos, inclusive é acusado de ser “um apoiante dos espanhóis, que odeia Portugal e que tudo faz para ajudar a espanha. Votar neste candidato espanhol, é a mesma coisa que voltar a meter dinheiro nas mãos do nosso principal e provavelmente único inimigo neste jogo.” O que tem a dizer sobre isto?
GossypPT - Como em tudo há quem aprecie o nosso trabalho e quem não aprecie. A maioria dos Portugueses sabe que isso não é verdade.

Penso logo Escrevo - O que irá mudar face á sua postura agora que ocupa o lugar de CP, depois de tanto tempo afastado de cargos governativos?
GossypPT - Não estive afastado de cargos governativos. Aliás estou à alguns meses no Governo. A minha postura manter-se-à.

Penso logo Escrevo - Qual o método utilizado para a seleção dos ministros e equipas para este mês de governação?
GossypPT - Competência, dinamismo e confiança.

Penso logo Escrevo - É do conhecimento publico que teve vários partidos a apoiar a sua candidatura. Como conseguiu o apoio dos mesmos?
GossypPT - Apresentei a candidatura a vários partidos. Aqueles que me apoiaram, confiaram no meu projeto.

Penso logo Escrevo - Existem muitos portugueses descontentes com a principal figura dos governos anteriores, ou seja, os CP´s, pois os mesmos quase nunca se dirigiam aos portugueses e a dada altura nem se sabia se eles ainda existiam. Pensa seguir as mesmas pisadas, ou será um CP diferente daqueles que governaram ePortugal? Porquê?
GossypPT - Como já assumi, um dos grandes erros de alguns CP’s anteriores foi de facto, a falta de comunicação. Pretendo ser diferente nesse aspeto, daí a criação do Departamento de Comunicação que tem exatamente o objetivo de tornar a comunicação entre o Governo e a população mais eficiente.

Penso logo Escrevo - Quando escolheu as equipas dos diferentes ministérios quais foram os requisitos que os diferentes portugueses tinham que cumprir para integrarem as mesmas?
GossypPT - Não fui eu que escolhi as equipas ministeriais, escolhi sim os ministros. Como sempre faço, deixo isso ao critério de quem liderará a respetiva equipa, pois penso que assim há um aumento da probabilidade de o trabalho ser bem sucedido.

Penso logo Escrevo - Muitos afirmam que as caras do governo são sempre as mesmas. Porque não deu oportunidade a outros de fazerem parte da sua equipa?
GossypPT - Como disse na pergunta anterior, não fui eu que escolhi as equipas ministeriais mas há bastantes jogadores novos no Governo. Mesmo no cargo de ministro, a Anadrii à já alguns meses que não desempenhava funções Governativas.

Penso logo Escrevo - É defensor de portugueses acumularem vários cargos tanto no governo como no congresso? Porquê?
GossypPT - Não, de todo. De facto já houve momentos em que acumulei cargos, mas não era minha intenção. Em relação a este mandato era minha intenção não fazer parte do Governo, mas acabei por avançar e abandonar o lugar de Congressista. Por esse motivo irei, como já informei o Congresso, devolver o Gold ganho na medalha de Congressista.

Penso logo Escrevo - Qual a sua opinião sobre novos “jogadores” poderem integrar equipas nos diferentes ministérios?
GossypPT - Positiva. Como disse anteriormente há novos jogadores nas equipas e são sempre bem vindos. Alguns deles limitaram-se a contactar-me e direcionei-os para os respetivos ministros, que os acolheram de bom grado nas suas equipas. É importante renovar proporcionando experiência e aprendizagem.

Penso logo Escrevo - No anterior mandato o CP de dezembro foi abordado pelo facto de um mesmo português ocupar o lugar vice-MoFA e MDS, por exemplo. Volta a acontecer agora, um MoFA ocupar lugar como membro do MDS, porque o fez? Será que não havia mais nenhum português com capacidade para tal? Ou as caras têm de ser sempre as mesmas? Estaremos a falar de ganância de poder?
GossypPT - Como disse acima não fui eu que constitui as equipas ministeriais. Simplesmente nesse caso, a Ministra do Desenvolvimento Social achou que o Ministro dos Negócios Estrangeiros poderia ser útil na sua equipa. Não vejo qualquer problema desde que o jogador em questão consiga manter o nível de competência em ambos os cargos. Em relação à última questão, não de todo. O Governo pretende ser um espaço aberto a todos.

Penso logo Escrevo - Nestes últimos meses temos vindo a assistir a uma queda bastante acentuada no que diz respeito à ação dentro de dois ministérios. São eles o MoFA e o MDS que noutros tempos eram bastante ativos e informavam a população com artigos de interesses vários. Irá mudar alguma coisa ou irá deixar tudo como tem estado a funcionar até então?
GossypPT - Não me parece que os dois ministérios mencionados tenham tido essa queda de ação, simplesmente a comunicação não foi a melhor e o trabalho acabou por não ser exposto. O objetivo será aumentar a comunicação de todo o Governo, de forma a tornar o nosso trabalho visível.

Penso logo Escrevo - Continuamos sem os nossos territórios originais. O que pensa fazer a respeito?
GossypPT - Como disse na candidatura, iremos continuar a lutar com inteligência contra o inimigo. Todos sabemos que é impossível manter os territórios durante um mandato inteiro. É muito mais eficiente para esta guerra se lutarmos apenas durante os períodos em que lhes causamos mais “dano”.

Penso logo Escrevo - Segundo fonte segura eEspanha estaria disponivel a assinar um MPP com ePortugal. Sobre que condições não nos foi divulgado. Está disposto a assinar um? Quais os fundamentos e condições para tal?
GossypPT - Nunca tive essa informação de fonte segura, e dentro do Governo anterior penso que também não. Relativamente à questão, não iremos negociar qualquer tipo de pacto com eEspanha. Se eEspanha estiver de facto interessada deverá fazer uma proposta e não deixaremos de a apresentar ao Congresso e em última instância à população. Manteremos em absoluto a promessa eleitoral de não negociar com eEspanha.

Penso logo Escrevo - Na sua opinião a TWO irá quebrar como apontam os últimos dados ou irá manter-se unida por muito mais tempo?
GossypPT - É do conhecimento público que existem divergências dentro da aliança, mas a verdade é que se mantem “viva”. Não sei o que acontecerá de futuro, esperamos para ver.

Penso logo Escrevo - Se a TWO não se dividir em dois acha possível ePortugal algum dia vir a entrar na mesma?
GossypPT - Não faz sentido ePortugal entrar na mesma aliança que eEspanha.

Penso logo Escrevo - Como pensa que será a sua relação com o atual congresso?
GossypPT - Uma relação de respeito e de cooperação.

Penso logo Escrevo - Como considera a atuação do recém eleito congresso?
GossypPT - Até ao momento parece-me positiva.

Penso logo Escrevo - No seu ponto de vista, a relação entre os dois órgãos deve ser pautada porque princípios?
GossypPT - Honestidade.

Penso logo Escrevo - O que pensa que irá marcar este seu mandato de governação? Positivamente e negativamente.
GossypPT - Espero cumprir o programa eleitoral com que os Portugueses me elegeram. Certamente haverá sempre aspetos negativos mas o balanço final o dirá.

Penso logo Escrevo - Qual a política que pensa seguir em relação à assinatura ou não de MPP´s?
GossypPT - Na situação atual os MPP’s servem apenas para formalizar as boas relações entre os países. Manteremos certamente MPP’s com os países CUA, Roménia e Turquia, países que sempre apoiaremos ao longo do mandato.

Penso logo Escrevo - Quer deixar alguma mensagem aos cidadãos ePortugueses?
GossypPT - A mesma que deixei no artigo de Tomada de Posse: deixem as divergências de parte e "remem para o mesmo lado". O nosso grande objetivo comum é e será sempre o mesmo... o melhor para Portugal.

Agradeço pelo tempo dispensado.
Por: Diretor de Redação