Epistolas do Grelo - Nacionalismo

Day 1,765, 19:35 Published in Portugal Portugal by heilel

Caros ePortugueses e ePortuguesas.

Recentemente tenho assistido a um pico de nacionalismo neste jogo, uma data de jogadores que se afirmam como nacionalistas, se munem de artilharia pesada e vão dar uns milhares de dano nas batalhas e em simultâneo dão umas bazucadas em alguns elementos da comunidade.

Não considero que isso seja nacionalismo. Acho que e apenas uma atitude pueril para aumentar o ego de certas pessoas que não o São capaz de fazer na vida real.

As custas desse nacionalismo vazio tenho visto acontecer coisas estúpida - desculpem mas não podem ter outro apelido - como a permanente expulsão de membros da comunidade ou a aprovação por parte do congresso de medidas absurdas - como embargos que nunca se chegaram a concretizar.

Não considero a minha nação um conjunto de regiões. A minha nação e uma comunidade de pessoas - todos os portugueses/as IRL e todos aqueles que se querem juntar a nos com boas intenções (independente da proveniencia). Com isto quero dizer que o Helder Medeiros, Fermusita e outros como eles fazem parte da minha nação (não concordo com as acções presentes e passadas, são responsáveis pelo que fazem) mas tem tanto direito como eu a cidadania tuga e a fazerem parte da comunidade - e estou expectante que eles voltem para trola-los (trollar o teXou não tem graça nenhuma porque ele não tem estilo).

Para mim, ser nacionalista é ter a capacidade de dialogando com os outros chegar a consensos nacionais em que com a participação de todos consigamos um conjunto de regiões que permitam o crescimento econômico, militar e em número de jogadores da nossa comunidade.
Ser nacionalista é ser capaz de motivar todos e todas em torno de um plano comum criado por todos e todas e não unindo um conjunto de tipos e promovendo a união de uma forma fácil e irresponsável com a promoção do ódio a supostos inimigos internos e externos (Stalin fazia isso, Hitler fazia isso, Pol Pot fez isso - não queiram ser como essas pessoas).

Não é ir a uma batalha e dar 20M de dano, é mais valoroso o gajo que consegue motivar 8 jogadores a dar 2.5 cada um, do que o que chega e da 20M e depois vai nas costas e em vez de promover a união na comunidade promove a fractura (não uma fractura saudável de tolerância apesar da discordância - ma uma mesquinha). [Depois há o Tobocco que é um misto, com a sua postura, bom humor e empenho tem-me motivado muitas vezes a lutar, e para além disso, chega e dá uns 25M - sem duvida é um grande nacionalista português (apesar de eu apostar que também é um grande nacionalista brasileiro).]
Tenho visto pessoas a munirem-se de uma superioridade moral par excluir outros - não defendo as acções passadas ou presentes dos outros e agradecia que as pessoas do costume não viessem para aqui fazer queixas - porque o que se está a fazer e mais imoral do que o que essas pessoas alguma vez possam ter feito.
E não são apenas esses jogadores que estão a ser excluídos - são todos os que estão com eles e todos os que votam neles - há aqui um desperdício enorme de potencial humano.

Cheguei a ver aqui no jogo ameaças a integridade física de outros jogadores - uma estultagem. Esses jogadores sim deveriam ser afastados do jogo. Por não saberem respeitar as regras do jogo nem saberem respeitar as leis do país em que estão.


Este assunto surge por causa de outras coisas - um comentário que fiz num artigo. E penso que chegou a altura de o clarificar melhor.

1 - Não concordo com projectos nacionais que não sejam desenvolvidos no âmbito oi sob a supervisão/nomeação dos órgãos eleitos.do jogo. Sei que e complicado e por vezes não da - mas deve pelo menos procurar-se que isso aconteça.

2 - Não gosto de participar em actividades de acesso restrito - vou a parte privada do congresso, já referi antes que deveria ser pública excepto para votações e assuntos de grande sensibilidade - porque sou obrigado a faze-lo - de resto acho que todos e todos os ePortugueses e ePortuguesas deveriam ter o direito de ler e ver o que os congressistas eleitos por eles escrevem, dizem, defendem, etc. E mais, todos os ePortugueses e ePortuguesas deveriam ter a oportunidade de participar de uma forma mais activa.

3 - Compreendo que muitas pessoas gastaram muito tempo e empenho no projecto, respeito isso, acho que isso deve ser incentivado, e não acho que se deva suspender um projecto porque há pessoas que discordam com ele.

Desculpem o wall it text, teve de ser. Desculpem la erros ortograficos (escrito no celular) e sintam-se livres se trollar para ai (menos fazer queixinhas) - sim porque eu gosto de ver que há pessoas com opiniões diferentes e acabo sempre por aprender coisas novas nestes debates.