ANÁLISE DO MERCADO MONETÁRIO - OUTUBRO

Day 1,421, 09:57 Published in Portugal Portugal by Rubicon8
ANÁLISE DO MERCADO MONETÁRIO PORTUGUÊS EM 11 DE OUTUBRO DE 2011

Depois de no mês passado termos efectuado uma primeira análise ao Mercado Monetário em Portugal, vamos agora efectuar uma nova análise para vermos o que sucedeu no mercado, qual a situação a actual e qual a tendência futura.

Para o efeito teremos que analisar conjuntamente as duas ofertas - a de PTE e a de GOLD, dado que uma é o complemento da outra e não podem ser vistas isoladamente.

Em 6 de Setembro de 2011, às 12:00 horas era esta a situação:



Agora, em 11 de Outubro, às 16:45, a situação é esta:



O que mudou?

Vamos sobrepor os gráficos para vermos com mais clareza o que sucedeu:



Constata-se que:

1º A curva da Oferta de PTE, deslocou-se para a direita, ou seja, embora os preços se mantenham estacionários no nível de 1 Gold=0,002 PTE, há muito mais moeda no mercado do que havia há um mês atrás.

Em 6 Setembro havia cerca de 434.000 PTE no mercado.
Em 11 de Outubro há cerca de 960.000 PTE no mercado, ou seja a quantidade mais do que duplicou.

2º A curva de Procura de PTE, ou seja a oferta de Gold, deslocou-se para baixo, isto deveu-se não a uma diminuição das quantidades, que na realidade até aumentaram ligeiramente (passaram de 88 gold no mercado para 100 gold) mas a uma nítida subida de preço do Gold.

Em 6 de Setembro o Gold valia 700 PTE no mercado.
Em 11 de Outubro o Gold vale 1039 PTE no mercado.

PARA ONDE VAI O GOLD?

Conjugando estes dois factores vemos que há duas forças opostas a movimentar o mercado:

Por um lado a oferta de PTE continua a avolumar-se, mantendo-se estacionária a quantidade de Gold, o que significa que a tendência do Gold será para subir ainda mais enquanto houver um tal desiquilíbrio de forças.

Por outro lado, o facto de que exista uma limitação nos dígitos das ofertas introduzidas no mercado, faz com que exista neste momento um travão à subida da cotação do GOLD.

Recordando que as ofertas mínimas passíveis de ser introduzidas são:
0.003 PTE/GOLD, que equivale a dizer 1 Gold = 333,33 PTE
0.002 PTE/GOLD, que equivale a dizer 1 Gold = 500 PTE
0.001 PTE/GOLD, que equivale a dizer 1 Gold = 1000 PTE

Vemos que o facto de uma destas barreiras se situar precisamente nos 0.001 Gold (1000 PTE) tem estado a travar desde há algumas semanas a subida do ouro.

Por essa mesma razão, existe hoje um spread elevadíssimo no mercado - compra-se GOLD à razão de 1 Gold=500 PTE (0,002) e vende-se ouro sempre próximo dos 1000 PTE.

Estamos em crer que esta situação não irá manter-se durante muito tempo.
A existência deste elevado spread está a diminuir as compras de Gold no mercado e isso faz com que exista ainda mais oferta de PTE e consequentemente ainda maior pressão para a subida do GOLD.

Plato terá certamente uma importante palavra a dizer sobre a evolução a curto prazo, mas estamos em crer que a manter-se a actual tendência, o GOLD irá romper definitivamente a barreira dos 1000 PTE, o que aliás já sucedeu hoje.

A confirmação desta tendência será dada quando assistirmos à progressiva passagem das ofertas de compra de 0.002 GOLD para 0.001 Gold.