Fim de Eleição, Mudanças no Cenário Político [Atualizado]

Day 1,133, 07:22 Published in Brazil Brazil by Henrique Rodrigues da Mota
Votem e Assinem!



Fim de Eleição, Mudanças no Cenário Político

Resultado final da eleição mostra recuperação dos Partidos da Oposição e ambiente mais competitivo entre os Partidos.

Após os resultados finais terem saído das urnas, O Tucano Carioca elaborou um pequeno acompanhamento das mudanças que ocorreram no cenário político eBrasileiro:

Números

Muita coisa surpreendeu nessa eleição, ambos os Partidos da Oposição (ANP e PIL) elegeram 4 congressistas a mais do que na última eleição, tendo a ANP elegido 10 congressistas e o PIL elegido 5 congressistas. Na Chapa da Situação (ODIN/PDB/PM) o cenário foi de estabilidade, no entanto o Partido ODIN terá mais poder na coligação tendo elegido 2 congressistas a mais do que na eleição anterior e os outros dois partidos tendo pedido 1 congressista cada.



O Novo Congresso

A nova bancada é um pouco mais balanceada possuindo mais de um terço de congressistas da oposição, que fora beneficiada com as regiões africanas que foram criadas. No entanto, no que se refere à qualidade, todas as bancadas, seja ela da oposição seja ela do governo, pioraram. Isso ocorre pelo fato de muitos grandes nomes não terem sido eleitos e pelo fato de haver um grande número de novatos nessa nova bancada, é importantíssimo que haja sempre novatos no congresso, mas quando esse número extrapola da metade dos congressistas, é preciso haver cautela.



Será função dos congressistas antigos ajudaram os novos, mas o que eu espero mesmo é que velhos conflitos partidários sejam deixados de lado com a nova legislatura e que os dois lados da moeda (oposição e situação) se entendam e dialoguem entre si. Ao contrário do que ocorreu na última legislatura onde a situação foi a que foi mais ouvida, os novos congressistas devem dialogar de igual para igual, sem intrigas, respeitando uns aos outros.



O novo congresso terá uma ANP forte com grande apoio popular e um PIL recuperado, logo Sulejmani terá um fim de mandato possivelmente mais turbulento e possivelmente a oposição se fará mais presente na Comissão de Fiscalização do Governo. Dentro do próprio governo haverá também mudanças de liderança, sendo o ODIN, agora o partido com uma das maiores bancadas, empatando com o poderoso TOP 1 (PD😎 e do PM que apesar dos escândalos de 100vergonha se manteve estável perdendo apenas um congressista.

9 dias para Eleição Presidencial, Novas perspectivas

A nova eleição mostrou uma recuperação da oposição que pode voltar a crescer. Depois de dois governos impeachemados, a oposição conseguiu melhorar seu desempenho e futuramente pode tentar uma candidatura a Presidência. O governo, apesar de abalado, ainda é forte, no entanto com uma bancada maior do ODIN, teremos que ver a reação dos outros Partidos (PDB e PM) para ver o que acontecerá. Aqui estão algumas previsões:

Oposição (ANP, PIL, UR😎

É provável que este mês de Janeiro a ANP lance um candidato sério para a Presidência do eBrasil, mas o provável é que eles esperem mais um pouco para recuperar todo seus potencial eleitoral e consigam concretizar uma aliança. O PIL não tem potencial ainda para lançar um candidato próprio, o mais sensato seria esperar ou apoiar um candidato da Situação mesmo, uma aliança com a ANP seria até possível, mas precisariam desfazer as mágoas do Governo Marcelo Braga, logo a ANPIL não voltara por um bom tempo. Enquanto isso a URB vai optar pela neutralidade novamente e não deve apoiar ninguém, caso apóie, é provável que ajude um candidato da ANP. Apesar da baixa probabilidade, a possibilidades sim da Oposição lançar um candidato sério, mas teria que o lançar o quanto antes para já ir tentando conseguir votos.

Situação (PDB, ODIN, PM)

O futuro dessa grande coalizão é incerta, há algumas divergências entre algumas lideranças de cada partido e uma ruptura da coligação não é impossível. PM e PDB no campo econômico possuem mais semelhanças entre si, do que com o ODIN, tendendo a tomar medidas protecionistas em um mercado semi-aberto, enquanto que lideranças internas do ODIN divergem sobre esse assunto. Talvez nesse mês de Janeiro, esses partidos lancem um candidato juntos, mas já no final do mês ou em fevereiro, essa aliança não dure mais.

Enfim se essa aliança se manter, o provável é que se lance um candidato do ODIN, já que este atualmente é o que possuiu uma bancada do congresso de mesmo porte que a do PDB e tem grande força eleitoral. No entanto, o futuro dessa aliança é incerto. (é provável que algumas pessoas comentem que a coligação está mais forte do que nunca, mas eu tenho minhas dúvidas...)

Pedido aos congressistas.

Por fim, O Tucano Carioca deseja boa sorte para os congressistas e que estes sempre pensem no melhor para o eBrasil, permitindo o diálogo entre a oposição e a situação.E não façam política como o cara aqui embaixo:



Esse foi o artigo de hoje, um abraço, Henrique, O Tucano Carioca.